Projetos em andamento

A economia política da ausência na escola pública

O problema central desta pesquisa desenvolve-se num contexto de mudanças no cenário político educacional brasileiro. O direito à educação tem sido alvo de disputas entre concepções conflitantes que repercutem profundamente no atual momento de desenvolvimento do neoliberalismo. A partir desta compreensão, a hipótese desta pesquisa é que a escola empresarial passa a ter que resolver as suas faltas, as suas ausências, que não são atendidas pelo estado e comprometem o seu funcionamento. O que se pretende é identificar esse processo de ausências de políticas que deem conta das necessidades da educação pública e que acabam produzindo indivíduos que se inserem na instabilidade do mundo dominado pelo capitalismo financeiro e tecnológico, que competem entre si, gerando uma exploração de si mesmo, uma mais valia obtida sobre seu próprio esforço. Disto decorre o conceito de economia política da ausência da escola pública, que tem como premissa compreender a escola como um todo, como um sistema de forças produtivas e relações entre as pessoas. Este conceito procura expor os nexos dos processos sociais que se estabelecem na sociedade capitalista e em suas estruturas. No caso desta pesquisa, a escola. Assim, o que se pretende é desenvolver o conceito de economia política da ausência na escola pública como sendo o estudo das relações sociais de produção, circulação e distribuição de bens materiais que visam atender às necessidades humanas no interior da escola pública, em meio às disputas decorrentes do avanço do neoliberalismo enquanto sistema produtor de mercadorias e identidades, identificando as leis que regem tais relações. Para tanto, partimos da premissa que essa economia política está relacionada e regulada pelas políticas neoliberais e pela necessidade de constituição do sujeito empreendedor de si. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é estudar as relações sociais da produção de mecanismos que visam superar as faltas e ausências existentes no cotidiano escolar, identificando seus motivos em relação aos interesses locais e globais, na perspectiva da constituição de uma economia política da ausência na escola pública. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e toma como referência a teoria da atuação. Como o locus de desenvolvimento da pesquisa é o cotidiano escolar, utilizaremos a teoria da atuação para efetivar os estudos no que se caracteriza como sendo o contexto da prática. O contexto da prática envolverá, à princípio, duas escolas vinculadas à rede municipal de ensino de Pelotas. As técnicas utilizadas para a coleta de dados serão questionário, entrevista semiestruturada, observação e análise documental. Partindo do referencial teórico-metodológico, são os sujeitos que atuam na escola que colocam as políticas em ação e que, portanto, atuam sobre a organização escolar em seu cotidiano. Ao fazê-lo, interpretam e recriam a política. Os resultados e efeitos resultantes serão analisados a partir da categorização das dimensões contextuais da atuação da política. De forma complementar, utilizaremos a abordagem do ciclo de políticas formulada por esses autores como referencial teórico-metodológico para analisar a natureza da economia política da ausência, incluindo o contexto de influência, o contexto da produção de texto e o contexto da prática.

 

O retorno às aulas após o ensino remoto: uma análise da alfabetização e da atuação docente na escola pública

Este projeto refere-se à segunda etapa da pesquisa em rede que analisou o impacto do ensino remoto na alfabetização. O foco deste projeto é a alfabetização presencial após a reabertura das escolas. Assim, nossa problemática é identificar e compreender as condições da alfabetização na volta ao presencial, após quase dois anos de ensino remoto. Partimos da hipótese de que a volta ao presencial tem implicado em enormes desafios aos professores alfabetizadores, uma vez que aproximadamente 30% das crianças ficaram desconectadas do ensino remoto ofertado com o uso de tecnologias digitais, comprometendo o processo de alfabetização nas escolas públicas. Nesse sentido, buscamos investigar quais as ferramentas utilizadas pelas docentes no diagnóstico da aprendizagem das crianças, quais propostas pedagógicas estão sendo implementadas, como as redes de ensino se organizaram para esta volta ao presencial, quais os principais desafios enfrentados e quais estratégias estão sendo propostas para o enfrentamento dos desafios apresentados. Os resultados têm o potencial de serem utilizados por todos os gestores e professores das redes de ensino do país, uma vez que a pesquisa fará um diagnóstico da situação da alfabetização das crianças no pós-pandemia. Outro potencial está na possibilidade de identificar ações exitosas nas redes pesquisadas, podendo servir de exemplo a ser replicado em outros contextos do país por meio de formações continuadas em rede.

 

Observatório da Educação Básica: o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente

Este projeto é fruto de parceria desenvolvida nos últimos dez anos entre pesquisadores de diferentes instituições e tem como objeto o estudo dos impactos da pandemia sobre o direito à educação e sobre a reconfiguração do trabalho docente no Brasil. Visa a constituir um Observatório da Educação Básica como instrumento de controle social das políticas públicas de Educação. A proposta tem como estratégia metodológica a constituição de um observatório da educação básica que permita a produção de conhecimento sobre a realidade em foco, por meio de abordagem interdisciplinar, envolvendo os diferentes programas de pós-graduação, fortalecendo a formação de mestres e doutores, ao mesmo tempo que possibilita o monitoramento contínuo das políticas públicas em educação. Os resultados dessas pesquisas devem ser traduzidos em conteúdos de formação, ferramentas, metodologias, e habilidades para apoiar a gestão das escolas e as políticas públicas em educação. Esta proposta visa, assim, a contribuir na análise dos efeitos da pandemia sobre a educação e a criar mecanismo de controle social que possam ser apropriados pela comunidade acadêmica e pela sociedade em geral.

 

Direito à educação e reestruturação da profissão docente: desafios para as políticas públicas atuais

O projeto busca facilitar o intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional dos pesquisadores e suas instituições para produzir e disseminar o conhecimento de alto impacto científico e sua transferência para a sociedade em geral, em especial para os estudantes e suas famílias e profissionais da educação, por meio de um triplo processo: produção, mediação e tradução. Esta proposta pretende mapear resultados de pesquisa em âmbito nacional e internacional que buscam conhecer os fatores que incidem sobre a educação, compreendida como um direito social e fator de desenvolvimento. O projeto deverá fortalecer uma rede consolidada de pesquisa, envolvendo pesquisadores de diferentes especialidades, instituições e países da América do Norte e do Sul, África e Europa. Trata-se de Rede que já se constitui em referência nacional e internacional tanto na produção de pesquisa quanto na formação de novos pesquisadores.

 

INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Políticas públicas e profissão docente

Este projeto visa desenvolver conhecimento de alto impacto científico que possa fornecer subsídios às políticas públicas em educação, orientadas à corrigir os desequilíbrios presentes na oferta da educação básica no país. O foco da proposta é produzir conhecimento sobre a reestruturação do trabalho docente com as mudanças mais recentes: o emprego de tecnologias digitais instaurando novas lógicas e alterando a cultura escolar, e as condições dos estudantes e suas famílias em contexto de acentuada desigualdade. As estratégias metodológicas para o alcance desse objetivo envolvem estudos quantitativos e qualitativos. Participam as instituições: UFMG, UFPel, UFCG, UNEB, UnB, FUNDAJ.