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ALFABETIZAÇÃO EM REDE: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F.

Este projeto investiga a política nacional de alfabetização (PNA) e, ao mesmo tempo, o ensino remoto da alfabetização durante a Pandemia Covid-19. Tem por objetivo investigar discursos e práticas de alfabetização que são produzidas neste momento da pandemia e, a longo prazo, analisar os desdobramentos da atual política nacional de alfabetização, contribuindo, deste modo, para a redefinição das políticas de alfabetização. Os dados serão produzidos e analisados a partir de uma concepção ampla de alfabetização como um processo de apropriação da linguagem escrita por meio da inserção da criança no universo da cultura escrita, que fica a cargo de instituições escolares e não escolares. Tal perspectiva não restringe a alfabetização à aquisição de uma técnica neutra ou de conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética. Alfabetização com suas múltiplas facetas (SOARES, 2004) ou dimensões, desde a política, bem marcada por Paulo Freire (1974), até a dimensão social e cultural aprofundada pelos novos estudos do letramento (STREET, 1984; BARTON & HAMILTON, 2000; HEATH, 1983). Optamos por uma abordagem quanti-qualitativa de pesquisa educacional que busca articular resultados de um survey junto às docentes com dados produzidos a partir de rodas de conversas com professoras selecionadas nos diferentes Estados do Brasil. Os dados qualitativos compõem-se não apenas das respostas às duas perguntas abertas do questionário, mas também de conversas virtuais com docentes a serem conduzidas pelos colaboradores integrantes deste projeto, com um roteiro pré-estabelecido com base na identificação das tendências evidenciadas no survey e de outras questões atinentes à alfabetização remota e à PNA.

 

O PPP no cotidiano escolar: usos e desusos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que as escolas têm autonomia para elaborar o seu projeto político pedagógico (PPP). Ao longo das últimas décadas, as escolas públicas desenvolveram diferentes estratégias para elaborarem o seu PPP, sempre tendo em vista o que prescreve a constituição e a própria LDB no que diz respeito à gestão democrática. Todavia, ainda hoje há diferentes compreensões sobre a real finalidade do PPP, bem como sua efetiva utilização na vida escolar. O presente projeto busca compreender os usos e desusos do PPP nas escolas municipais do Capão do Leão, com o objetivo de contribuir no resgate dos fundamentos do projeto pedagógico, bem como investigar a relação destes Projetos com a vida escolar.