Coordenação

Mauro Augusto Burkert Del Pino

É professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). É Licenciado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (1984), Engenheiro Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1983) e Pós-Graduado em nível de Especialização em Ensino pela Faculdade de Educação da UFPel (1989). Foi Reitor da Universidade Federal de Pelotas (2013-2017), foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPel (2020-2022), foi Diretor da Faculdade de Educação da UFPel (2008-2012) e foi Secretário Municipal de Educação de Pelotas-RS (2001-2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (PPGE). Integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Políticas Públicas e Profissão Docente. É Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP, desde 2020, e integra o Grupo de Pesquisa Processo de Trabalho Docente, desde 2000, o Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas desde 2004 e o Grupo de Pesquisa ALFAREDE – Rede de Pesquisa em Alfabetização, desde 2024. Integra como associado a ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, a ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação e a ABALF – Associação Brasileira de Alfabetização. Foi Presidente do Conselho Universitário da UFPel e do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Pelotas. Integrou o Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política de formação profissional, gestão educacional, trabalho e educação, currículo, formação profissional e direito à educação.

 

Gilceane Caetano Porto

Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (2011). Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (2005), Especialização em Educação pela Faculdade de Educação da FaE/UFPel (2001) e Graduação em Pedagogia pela mesma instituição (1999). É líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP/CNPq). É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE/CNPq). Integra o Coletivo Alfabetização em Rede (ALFAREDE). Coordena na UFPel o Projeto de pesquisa “O retorno às aulas após o ensino remoto: uma análise da alfabetização e da atuação docente na escola pública”, subprojeto vinculado ao Projeto da AlfaRede “Retratos da Alfabetização no pós-pandemia: uma pesquisa em rede”. Coordena na UFPel o Palavramundo – Laboratório de Formação docente e de acervos didáticos de alfabetização, vinculado a Rede Alfalabs de Laboratórios de Alfabetização. Foi supervisora dos anos iniciais na Secretaria Municipal de Educação na cidade de Pelotas. Foi coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia UFPel (2013-2015). Atuou como supervisora do PNAIC no âmbito da Universidade Federal de Pelotas. Foi coordenadora de área do PIBID Pedagogia UFPel (2010-2020). Atuou como orientadora do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Alfabetização – Pedagogia (2020-2022). Atualmente é Tutora do Programa de Educação Tutorial -PET do Curso de Pedagogia/UFPel. Tem experiência na área da Educação, principalmente com os seguintes temas: alfabetização, letramento, história da alfabetização e formação de professores.