Pesquisas

– 2014 – Atual

Título: Teatros do Pampa Gaúcho: modos de ser das manifestações teatrais da campanha e da fronteira oeste do RS
 
Descrição: A presente pesquisa é motivada por três investigações realizadas desde 2006. A primeira desenvolvida entre os anos de 2006 e 2009, intitulada Do teatro como representação ao teatro como veículo: estudos e práticas com atores e não atores e que investigou as referências de teatro de grupo na cidade de Pelotas. A segunda, intitulada “As intimações do imaginário e a forma-ação do atorprofessor: cartas sobre a reeducação do sensível”, pesquisa que desenvolvi em âmbito de doutorado e que analisou as principais conformações dos imaginários de graduandos da licenciatura em teatro da UFPel e, a terceira, em fase de finalização, intitulada Grupos teatrais em atividade no extremo sul do RS: mapeamento das práticas criativo-formativas que mapeia as práticas criativas de grupos de teatro em atividade do extremo sul do Rio Grande do Sul entre os anos de 2005 e 2011. Essas investigações evidenciaram questões que permeiam o teatro realizado no Pampa Gaúcho, cujo foco é proposto como verificação principal desse projeto. Essas questões que não puderam ser aprofundadas nos projetos anteriores são de ordem histórica (as marcas da tradição brasileira nas edificações dos teatros em funcionamento nos municípios que compreendem toda a fronteira sul), sociológica (o papel do teatro amador promovido, principalmente, pelo MTG Movimento Tradicionalista Gaúcho e também por movimentos sindicais) e antropológica (o valor simbólico do teatro numa região em que há natural interpenetração das culturas Uruguaia e Brasileira). O objetivo principal desse projeto é o de construir um panorama das manifestações teatrais do Pampa Gaúcho (que compreende 17 cidades) em termos iconográficos e características principais (filiações, referências, etc). Para tanto, a pesquisa é organizada metodologicamente em três etapas: a primeira é o levantamento de grupos, artistas, casas de espetáculos, em notícias dos principais jornais da região no período de 1980 a 2004; a segunda etapa consiste em reunir imagens, programas de espetáculo, vídeos dos acervos de grupos, artistas, DTG (Departamentos de Tradições Gaúchas) e CTG (Centros de Tradições Gaúchas); e, por fim, a terceira etapa consiste na análise, seleção e organização de livro contendo um panorama reflexivo dos modos de ser do teatro do Pampa Gaúcho, isto é, quais as principais configurações dos imaginários teatrais do Pampa Gaúcho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Adriano Moraes de Oliveira – Coordenador / Marcelo Antonio da Silva – Integrante / Elias de Oliveira Pintanel – Integrante.

– 2012  – 2014-1

Título: Grupos teatrais em atividade no extremo sul do RS: mapeamento das práticas criativo-formativas
 
Descrição: mapear as rotinas de trabalho de grupos de teatro da região sul do Rio Grande do Sul para estimular a construção e/ou reconstrução de projetos pedagógicos dos grupos pesquisados por meio de experimentos poéticos. desenvolver experimentos poéticos (práticas teatrais) que abranjam os seguintes elementos composicionais da cena: interpretação, direção, dramaturgia, trilha sonora, cenografia e adereços (em função da qualificação da equipe do projeto) criar espaço virtual para servir de lugar de intercâmbio entre os grupos de teatro pesquisados e no qual possa haver um fórum permanente de discussão, difusão e produção de conhecimento. organizar publicação com os principais resultados da pesquisa objetivando a ampla divulgação nos cursos de teatro de Universidades brasileiras. estabelecer trocas de conhecimentos produzidos na UFPel e nos âmbitos dos grupos teatrais pesquisados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Adriano Moraes de Oliveira – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

– 2010 – 2012

Título: A formação do ator no contexto dos grupos de teatro em atividade na região de Pelotas
 
Descrição: A idéia desse projeto é verificar como os grupos de teatro da região de Pelotas trabalham e com isso contribuir para a qualificação desses processos que incluem também a formação de espectadores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Adriano Moraes de Oliveira – Coordenador.

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

– 2008 – 2011

Título: As intimações do imaginário na forma-ação do atorprofessor: cartas sobre a reeducação do sensível.
 
Descrição: A presente tese descreve como as intimações do imaginário agiram na forma-ação de atoresprofessores como estruturas estruturadas e estruturantes: estudantes de teatro, num âmbito extracurricular, estiveram imersos em dez experimentos poéticos durante quase três anos com o intuito de ampliarem suas percepções das diversas intimações do imaginário (conjuntos simbólicos de imagens) que agem em todos os momentos de suas e de nossas vidas. É essa ampliação da percepção dos constantes deslocamentos que todos fazem no presente (eterna duração bersoniana) que se configura em um processo de reeducação do sensível? A resposta a essa questão, decorrência de minha pesquisa, é composta por uma série de cartas que visam a aproximar o leitor do próprio trajeto de pesquisa. As cartas sobre a reeducação do sensível apontam para inúmeros movimentos, entretanto, revela que o sensível é uma dimensão impossível de medir: pode-se tentar uma medição, mas aí se está potencializando o inteligível. Por isso, no relato da tese há a opção pela descrição e pela fala direta como uma espécie de análise de dados. As referências principais e que amparam o constructo teórico são: estudos do imaginário (Gilbert Durand e Michel Maffesoli) e formação do ator (Constantin Stanislavski e Jerzy Grotowski). Com esses referenciais foi possível perceber a interação entre a forma (estrutura estruturada) e a ação (estrutura estruturante), estes interpelados e conformados por uma complexa teia de intimações do imaginário. Essa interação, porque movente, permitiu também a justaposição de dois actantes distintos: o ator e o professor, resultando no atorprofessor. Ao constante movimento dos alunos-pesquisadores denomino reeducação do sensível, isto é, a percepção da partilha que os envolve com todas as partes da vida, inclusive as subterrâneas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Adriano Moraes de Oliveira – Coordenador / Lucia Maria Vaz Peres – Integrante.

Número de produções C, T & A: 15
– 2006 – 2009
Título: Do teatro como representação ao teatro como veículo: estudos e práticas com atores e não atores.
 
Descrição: O projeto propõe a investigação cuidadosa dos principais textos de dois dos mais importantes mestres do teatro do século XX: Stanislavski e Grotowski. Tal investigação deverá ser acompanhada com práticas de interpretação pelos participantes do projeto. Pretende-se, nos primeiros dois anos, desenvolver experimentos com bases nos princípios dos autores citados. Durante a pesquisa serão realizadas aulas-demonstração, seminários, palestras, workshops e entrevistas com artistas e grupos da comunidade. No último ano de atuação deste projeto, será feito um levantamento das práticas teatrais realizadas pelos grupos de teatro da região de Pelotas com o intuito da construção de um banco de dados das principais práticas desses grupos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Adriano Moraes de Oliveira – Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas – Auxílio financeiro.