Início do conteúdo
    Notícias
  • II Colóquio Anual do PPGGEO – FURG (divulgação a pedido)

    Prezados(as) colegas, bom dia, venho convidá-los(as) para a 2ª edição do Colóquio Anual do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O evento ocorrerá nos dias 25, 26, 27 e 28 de Novembro nas dependências da Universidade e contará com apresentações de seminários dos(as) mestrandos(as) do PPGGEO-FURG, com palestras, mesa redonda sobre ensino e com apresentações de trabalhos a nível de graduação/tecnólogo.

    Para mais informações, basta fazer o download do arquivo anexado. Para a realização da inscrição como ouvinte e/ou como apresentador(a) de trabalho basta acessar este endereço ( https://sinsc.furg.br/detalheseventos/1096 ). O evento é gratuito e aberto a todos e todas.
  • CONSULTA PÚBLICA PARA COMUNIDADE DO CENG – Divulgação a pedido

    “CONSULTA PÚBLICA PARA COMUNIDADE DO CENG

     

    Após a realização de uma apresentação do nosso Fundo Patrimonial para Comunidade do CEng, chegou o momento de todos os alunos, ex-alunos, professores e técnicos prestarem suas contribuições ao nosso Fundo.

     

    Nosso Estatuto Social será a ferramenta mais poderosa que a nossa Associação terá ao longo dos anos e, é preciso que ele esteja alinhado com o Centro de Engenharias e toda sua comunidade. Caso você tenha uma contribuição, sugestão, questionamento ou qualquer dúvida sobre o Estatuto Social poderá enviar até dia 27/09/2019 para que seja analisado pela Diretoria. Os e-mails deverão ser encaminhados para davidconceicao65@gmail.com.

     

    Todas as contribuições são importantes, pois o Fundo Patrimonial do CEng tem como missão financiar o Centro de Engenharias-CEng. Os e-mails recebidos serão avaliados e levados em consideração. Participem!!!

     

    Qualquer dúvida sobre o Fundo Patrimonial do CEng também poderá ser enviada por e-mail.

     

    Estatuto Social do Fundo PAtrimonial do CEng, acessehttps://drive.google.com/file/d/1KhItep85XY6lrh9fR-dZnTntKJhaOYKM/view?usp=sharing

     

    Se você não conhece os Fundos Patrimoniais, acesse:

    Brasil

    Fundo Patrimonial Amigos da Poli (USP): https://www.amigosdapoli.com.br/

    Fundo Patrimonial FEA-USP:https://www.fpfeausp.org.br/

    Fundo Centenário (UFRGS):https://www.fundocentenario.com.br/

     

    EUA

    Endowment Fund Harvard: https://www.hmc.harvard.edu/

    Endowment Fund Stanford: https://smc.stanford.edu/

    Endowment Fund Yale: http://investments.yale.edu/

    *Quase todas universidades americanas possuem fundos. Caso queiram encontrar outros fundos, basta pesquisar no Google “Endowment Fund – Nome da Universidade Americana

    Atte,

    Obrigado.

    David Alves Conceição

    Graduando do 8º semestre em Engenharia de Petróleo

    Centro de Engenharias – Universidade Federal de Pelotas

    Contato: (11) 9633-28070

    Contato Profissional: LinkedIn

  • Ciclo de Palestras em Geoprocessamento-CPGEO

    Prezados alunos, bom dia!

    A pedido da representação discente, encaminho a vocês o convite para o CPGEO.

    O que é?

    O Ciclo de Palestras em Geoprocessamento-CPGEO é um evento que ocorre periodicamente, com a finalidade de promover palestras voltadas para as áreas de atuação do profissional de Geoprocessamento.

    É organizado pelos representantes discentes do curso de Geoprocessamento da Ufpel com o apoio da coordenação do curso de Geoprocessamento e do Centro de Engenharias.

    A palestra de inauguração será realizada no dia 18/09/19 ás 17 horas na sala 312 do prédio da Cotada.

    Incrições: https://www.even3.com.br/cpgeo/

    Att,

    Representação Discente do Curso de Geoprocessamento
    Coordenação do Curso de Geoprocessamento

  • Trancamento de componentes curriculares (disciplinas)

    Comunicamos que a partir de 2019/2º o trancamento de componentes curriculares (disciplinas) será liberado para os alunos realizarem diretamente  no sistema COBALTO.

    Os alunos deverão acessar o sistema Cobalto no período de 09/09/2019 a 13/09/2019, conforme calendário acadêmico.

    Para realizar o trancamento do componente curricular os alunos deverão  acessar o seguinte menu:

    aluno > cadastro > trancamento de disciplina

  • Divulgação de projeto


    Encaminhamos mensagem do Prof. Eduardo Schneider:

    “Prezado(a) aluno(a),

    Estamos com as inscrições abertas para os seminários do projeto de ensino Métodos matemáticos avançados em Engenharia. Nessa primeira edição do projeto, estudaremos a equação do calor e algumas técnicas analíticas ou numéricas para a sua resolução.

    Por favor, se você tiver interesse, faça a sua inscrição o mais breve possível através do link https://forms.gle/vvZrs4h92NGJMPbS6. Contamos com sua colaboração em responder esse formulário até o dia 26/08/2019. Dessa forma poderemos organizar a demanda e tomar todas as ações possíveis para atender o máximo de estudantes interessados.

    Serão fornecidos certificados para os estudantes participantes para que seja possível contar essa atividade como horas de atividades complementares.

    Dúvidas com relação ao projeto podem ser enviadas, diretamente, para schneider.ufpel@gmail.com. Se você preferir, você também pode passar na minha sala aqui no CEng, na sala 205.4, para conversarmos a respeito do projeto e como serão os seminários.
    Atenciosamente,
    Prof. Eduardo Schneider.”

  • Divulgação de pesquise de tese à pedido

    “Bom dia
    Me chamo Joseli Maia e sou doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a orientação da Professora Tânia Strohaecker.
    Já entrei em contato com a Universidade Federal de Pelotas pela possibilidade de fazer minha pesquisa em parceria com a instituição e já obtive a aprovação da mesma. Envio em anexo o Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética da UFRGS para verificação das informações pela secretaria e/ou coordenação, bem como a carta de autorização emitida pela UFPEL para os cursos de graduação e pós-graduação.
    pesquisa intitulada “A espacialidade das Instituições de Ensino Superior no Rio Grande do Sul: uma rede de múltiplos circuitos” tem por objetivo analisar por meio de estudos baseados na lógica locacional e na difusão espacial, a expansão das Instituições de Ensino Superior como centralidades capazes de influenciar no desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio Grande do Sul.
    Para isso, como parte da metodologia, propõe-se como técnica o questionário online. Peço, por gentileza, a divulgação do link para acesso ao formulário online para os estudantes de graduação e pós-graduação desse curso: https://forms.gle/wKMSfb9Q2gJRSuRx5
    Desde já agradeço a sua atenção.”