O Projeto de Ensino Grupo de Apoio à Matemática – GAM, Coordenado pela Professora Ana Carolina Oliveira dos Santos da Unidade Acadêmica Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas, torna público que realizará Concurso Seletivo para o preenchimento de vaga no Programa Bolsas Acadêmicas.
A Coordenação de Bibliotecas da UFPel, em uma parceria com o Portal de Periódicos CAPES, abre inscrições para Capacitação da ELSEVIER, que será realizada no dia 30 de abril, das 8h30min ao 12h no Auditório da Reitoria. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail nucleodebibliotecas@gmail.com.
A capacitação envolve as bases Science Direct, de textos completos de publicações da Elsevier e de outras editoras científicas e Scopus, base referencial e de resumos, que indexa mais de 21 mil periódicos de cinco mil editores internacionais, 24 milhões de patentes, além de outros documentos.
O objetivo deste instrumento é coletar sua opinião sobre diferentes aspectos da disciplina/professor cursadas em 2014/2. A avaliação das disciplinas/professor é um instrumento muito importante para a melhoria do curso e deve ser respondido com muita responsabilidade e sinceridade. Como resultado desta avaliação, espera-se chegar a um retrato abrangente das disciplinas e professores e agregar subsídios para uma reflexão mais fiel das nossas atividades de modo que favoreça o processo ensino-aprendizagem, ampliando a qualidade do ensino do curso. Portanto, a sua seriedade nas respostas às questões é de suma importância. Está garantido o anonimato dos respondentes.
A avaliação é feita através do cobalto. Acesse o link e veja o passo a passo do procedimento
O FLISoL é um evento global, ocorre no mesmo dia em 20 países e o objetivo é a disseminação do Software Livre, contendo, palestras e Softwares Livres como Firefox, Linux e LibreOffice, e o principal, o InstallFest onde se terá ajuda para instalar por exemplo, distribuições Linux como o Ubuntu, Mint, Debian, Fedora, e openSUSE e softwares como o Gimp, LibreOffice e Firefox. Os participantes podem requerer no dia um atestado que vale como horas complementares. Venha participar, tanto aprendendo como repassando conhecimento.
FLISoL Pelotas 2015
Local: Campus Anglo/Porto, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Rua Gomes Carneiro, 1, 4º Andar – Porto – CEP 96010-610
Data: 25 de Abril de 2015
Horário: 09h às 17h
Acesse o link http://www.flisolpelotas.com.br./ e faça sua inscrição
Já está disponível no sistema cobalto a avaliação docente 2014/2. Tendo por objetivo complementar a avaliação institucional, através dela os alunos avaliarão o trabalho dos professores.
O D.A. do curso de Tecnologia em Geoprocessamento informa que dia 26 de março, haverá debate das chapas que concorrerão a eleição do DCE. O debate será na Praça da Alfândega, às 17:00 horas.
O Diretório Acadêmico (Tecnologia em Geoprocessamento Ufpel) informa que as vagas de tesoureiro(a) e vice, vice-secretário(a), assessor(a) de eventos, assessor(a) de impressa estão disponíveis e precisam ser preenchidas pelos graduandos para que o DA possa ter um melhor desempenho. O DA é de todos!!
O Presidente do Diretório Acadêmico do curso de Tecnologia em Geoprocessamento/UFPel avisa que foi confirmada a reunião dos Diretórios Acadêmicos do CEng a se realizar no dia de hoje, 20 de março, na sala 107, prédio da Cotada, as 17 horas. Sugestões de pauta, favor enviar para da2014geo@gmail.com identificado pelo seu nome e matrícula.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) oferece programas de assistência estudantil para alunos que vieram de escola pública, entre estes para alunos/as de baixa renda e para pretos, pardos e indígenas.
Há auxílio alimentação, transporte, moradia, deslocamento e pré-escolar.
Todas as informações pertinentes aos Programas estão na página da
O edital para ingresso nos programas em 2015/1 encerra dia 16/03, próxima segunda-feira.
O Programa Bolsa Permanência oferecido pelo Ministério da Educação está permanentemente aberto para inscrições, e visa a concessão de auxílio-financeiro para estudantes matriculados/as em instituições federais em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas.