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    Notícias
  • Procedimentos para matrícula especial, prevista para os dias 23 e 24 de agosto, nos Cursos de Dança e Teatro Licenciatura.

    Na busca por maior eficiência, os estudantes que queiram matricular-se na modalidade especial em alguma disciplina destes cursos, deverão seguir os seguintes procedimentos:

    Dia 22 de agosto – entrar na página dos cursos (http://wp.ufpel.edu.br/danca ou http://wp.ufpel.edu.br/teatro) e verificar a disponibilidade de vagas e as disciplinas que serão oferecidas para matrícula especial.

    Dias 23 e 24 de agosto – preencher o formulário online, cujo link estará disponível também nas páginas dos cursos, solicitando a disciplina desejada. A matrícula especial será feita exclusivamente por este formulário.

    A confirmação ao aluno se dará via e-mail tão logo seja feita sua matrícula na disciplina desejada.

  • Novos procedimentos de matrícula 2018/2 para o curso de Geoprocessamento

    O curso de Geoprocessamento terá nova metodologia para as etapas de correção de matrícula e solicitação de matrícula especial em 2018/2.

    Dessa vez, o aluno irá realizar a correção de matrícula de forma completamente ONLINE através de formulário específico (estará disponível entre os dias 15 e 19 de Agosto):

    Formulário de correção de matrícula

    As solicitações de matrícula especial também serão realizadas ONLINE através de formulário específico (estará disponível entre os dias 15 e 21 de Agosto).

    Formulário de solicitação de matrícula especial

    Abaixo está o cronograma de correção de matrícula:

    O procedimento completo de matrícula 2018/2 está detalhado no arquivo abaixo:
    Procedimentos matricula 2018_2 – Geoprocessamento

    Atenção: a primeira etapa de solicitação de matrícula ONLINE via COBALTO segue a mesma!

  • Informações da apresentação de TCC

    Comunicamos as informações da apresentação do TCC da acadêmica Miriane Fortes Sampaio:

    Nome da discente: Miriane Fortes Sampaio
    Título do trabalho: Georreferenciamento de Imóveis Rurais: um estudo de caso em Santa Vitória do Palmar, RS
    Orientadora: Angélica Cirolini
    Co-orientador: Leonardo Lopes Fagundes
    Membros titulares da banca: Alexandre Felipe Bruch (Doutor, UFPel);
    Marciano Carneiro (Mestre, Unisinos)
    Membro suplente da banca: Antônio Carlos da Silva Ramos (Doutor, UFPel)
    Data/horário para defesa: 07/08/2018 – 10:30h
    Local: Sala 05 da Alfândega
  • Divulgação das Bancas de TCC

    Divulgamos abaixo as bancas dos acadêmicos que defenderão TCC nesse semestre. Também, comunicamos que serão disponibilizados aos acadêmicos presentes certificados de ouvintes para fins de horas complementares.

    Nome da discente: Rosane Vieira da Silva
    Título do trabalho: A percepção dos níveis de aprendizagem de cartografia dos alunos do ensino fundamental
    Orientadora: Angélica Cirolini
    Membros titulares da banca: Alexandre Felipe Bruch (Doutor, UFPel);
    Lia Carmen Bisol (Mestre, Supervisora Educacional, Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
    Membro suplente da banca: Ricardo Giumelli Marquezan (Doutor, UFPel)
    Data/horário para defesa: 31/07/2018 – 10h
    Local: Sala 05 da Alfândega
     
     
    Nome da discente: Taiane Duarte Moraes
    Título do trabalho: Análise multitemporal da expansão urbana utilizando o índice NDBI para o município de Pelotas-RS, no período de 1997, 2007 e 2017
    Orientadora: Angélica Cirolini
    Membros titulares da banca: Alexandre Felipe Bruch (Doutor, UFPel);
    Jéssica Stern Behling (Mestranda, PPG Engenharia Oceânica, FURG)
    Membro suplente da banca: Ricardo Giumelli Marquezan (Doutor, UFPel)
    Data/horário para defesa: 31/07/2018 – 16:30h
    Local: Sala 02 da Alfândega 
     

    Nome da discente: Liciane Lima Braga
    Título do trabalho: AVALIAÇÃO DAS TENDÊNCIAS DE CLASSIFICAÇÃO DIGITAL DE IMAGENS
    Orientador: Alexandre Felipe Bruch
    Membros titulares da banca: Angélica Cirolini (Doutora, UFPel);
    Jéssica Stern Behling ( Mestranda, PPG Engenharia Oceânica, FURG );
    Membro suplente da banca: Ricardo Giumelli Marquezan (Doutor, UFPel)
    Data/horário para defesa: 31/07/2018 – 18h
    Local: Sala 02 da Alfândega

    Nome da discente: Reginaldo Galski Bonczynski

    Título do trabalho:  MODELAGEM GEOMÉTRICA DO CANAL DE SÃO GONÇALO ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO DE SEÇÕES TOPOBATIMÉTRICAS
    Orientador: Alexandre Felipe Bruch
    Co-orientador: Gilberto Loguercio Collares (Doutor, UFPel);
    Membros titulares da banca: Angélica Cirolini (Doutora, UFPel);
    Marciano Carneiro  ( Mestre, Unisinos )
    Membro suplente da banca: Antônio Carlos da Silva Ramos (Doutor, UFPel);
    Data/horário para defesa: 02/08/2018 – 14h
    Local: A definir

  • 4ª Edição do Seminário Internacional de Análise de Dados (TCU/CGU/ENAP)

    A 4ª edição do Seminário Internacional de Análise de Dados (TCU/CGU/ENAP) ocorrerá os dias 24 a 26 de setembro de 2018.

    Até o dia 15 de agosto está aberta a chamada de trabalhos para submissão de propostas de oficinas e/ou de palestras. Essa etapa do Seminário busca identificar palestrantes nacionais e internacionais de entidades da administração direta e indireta, bem como do meio acadêmico e do terceiro setor, para apresentar casos práticos e respectivos resultados, envolvendo a análise de dados da Administração Pública nas esferas Federal, Estadual ou Municipal.

    Nesta quarta edição do evento, os principais eixos temáticos na formação nos painéis serão:

    1. Processamento de linguagem natural (Natural Language Processing – NLP);
    2. Geoprocessamento e geotecnologias; e
    3. Avaliação de Políticas Públicas.

    Apesar de o foco neste ano de 2018 ser nesses três eixos, continua sendo incentivado o envio de quaisquer trabalhos que se enquadrem no amplo leque temático de análise de dados da Administração Pública. Isso porque a diversidade de temas e aplicações continuará a ser um dos pontos fortes do evento. Por exemplo, apresentamos uma lista exemplificativa (não exaustiva) de tópicos de interesse:

    1. Detecção de padrões e relacionamentos úteis à formulação ou execução de políticas públicas;
    2. Detecção de anomalias, abusos ou fraudes na arrecadação ou no gasto de recursos públicos;
    3. Priorização, por critérios de risco, urgência ou importância, de casos para auditoria, análise ou investigação pelo poder público;
    4. Otimização de processos repetitivos, como atendimento a demandas, triagem de denúncias ou confecção de peças processuais;
    5. Mineração de textos e outras fontes de dados não estruturados, para geração de insumos para processos de análise;
    6. Utilização de Sistemas de Informação Georreferenciadas (SIG) no planejamento, implementação, execução e monitoramento das políticas públicas;
    7. Utilização de geoprocessamento com a finalidade de descoberta e interpretação de informações relevantes para o controle ao longo de diversos períodos (espaço-tempo);
    8. Utilização de imagens de satélite e sensoriamento remoto como ferramentas para o monitoramento das políticas públicas ou situações de interesse público, por exemplo, na área ambiental, agrícola, de defesa ou de infraestrutura;
    9. Apoio à tomada de decisão em políticas públicas baseada no uso de visão computacional ou no processamento de imagens;
    10. Monitoramento ambiental e de risco de desastres por meio de sensoriamento remoto;
    11. Aplicação de ferramentas e métodos de análises de dados espaciais às políticas públicas e ao controle, por exemplo, análise de clusters, análise multicritério, determinação de outliers, interpolação espacial, location-allocation, regressão espacial, álgebra de mapas, kernels e estimação de densidades e mineração de dados com base geográfica;
    12. Análise de redes (network analysis); e
    13. Análise de séries temporais.

    Para detalhes sobre a chamada e/ou para enviar para submeter algum trabalho ou votar nas propostas submetidas que lhe interessam, os interessados deverão acessar a plataforma Speakerfight.

    Para informações sobre o Seminário, acesse a página do evento.

  • Certificados III SAGEOP

    Os certificados para palestras isoladas, visita técnica e minicursos estão disponíveis no link abaixo.

    Certificados Comissão Organizadora
    Certificados Minicursos
    Certificados Palestras isoladas
    Certificados visita técnica

    Os certificados de participação completa da III SAGEOP (para aqueles que atingiram o número mínimo de presenças nas palestras) será gerado pelo sistema COBALTO assim que o relatório final do projeto de ensino for aprovado pela PRE (o processo está em andamento).

    Qualquer problema com os certificados, entrar em contato com a organização do evento semanageop@gmail.com

  • Pré Matrícula 2018/2

    O Centro de Engenharias realizará a sua pré-matrícula online!
    O preenchimento do formulário https://goo.gl/forms/WhEvPQ3mGepewP4z2 é requisito OBRIGATÓRIO como parte do processo de matrícula 2018.2.
    Responda com responsabilidade, pois a previsão de vagas nas disciplinas de seu interesse depende disso.

    PARTICIPE!
    Prazo: até o dia 10/06

    Objetivos:  – dimensionar e otimizar as turmas de ofertas; – verificar a necessidade de turmas de reofertas.
    Obs.: seu atendimento na correção de matrícula depende da execução desta tarefa.https://goo.gl/forms/jlEPJuL8LkxpLPgt1

  • Afastamento do Prof. Daniel Palomino

    Informamos que o Prof. Daniel Palomino está afastado da UFPel a partir de hoje (24/05/2018) e só retornará às atividades no dia 04/06/2018. Durante esse período, a Profa. Daniela responderá pela Coordenação do Curso.
    Em anexo, encontra-se a Portaria referente ao afastamento do Prof. Daniel.