Professora do CDTec participou de Congresso Internacional de Ensino da Arte em Portugal

A professora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CDTec – e colaboradora do Centro das Artes,  Dra. Rosemar Gomes Lemos participou nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de julho do II Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário, realizado em Portugal, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa –  FBAUL.

Neste evento apresentou o trabalho cuja investigação desenvolveu-se no Centro das Artes, entitulado: Desafios e Possibilidades de Igualdade Racial no Brasil – O ensino da Arte na Construção da Cidadania, de sua autoria em conjunto com a Profª Ana Paula Araújo/IFSul-Pelotas-RS.

O artigo que gerou a apresentação está publicado na Revista Matéria-Prima Práticas Artísticas no ensino Básico e Secundário, Volume 1, número 2, a ser disponibilizado na Biblioteca do Campus Porto.

O Congresso Matéria Prima possibilita uma plataforma internacional para refletir sobre o distanciamento entre a formação e a atuação no terreno. Permite debater aspetos concretos em torno da formação de professores na perspetiva da prática profissional, debatendo questões como: O que efetivamente acontece na aula no que respeita ao ensino e aprendizagem da arte no ensino básico e secundário? Como o professor da escola básica e secundária tem agido enquanto criador de aproximações e abordagens do ensino das artes? Quais os paradigmas e metodologias que os professores, nas Universidades, Institutos de Educação, Faculdades, têm utilizado na formação do professor de arte? Quais os desafios de ensinar arte na contemporaneidade?

Por fim, vale salientar que sua participação trouxe ótimos resultados para Universidade Federal de Pelotas visto o convite recebido pela mesma para fazer parte do Comitê Científico da Revista Vox Musei arte e patrimônio e do Comitê Científico do Congresso Internacional – Cultura Fluvial e Marítima. Patrimônio, Museus e Sustentabilidade(http://voxmusei.fba.ul.pt/), cujas atividades decorrerão entre os dias 18 e 28 de outubro de 2013, na cidade de Sesimbra, coordenado pela Câmara Municipal de Sesimbra e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/Portugal e Grupo de Pesquisa/CNPq/Brasil VOX MUSEI arte e patrimônio.

Publicado em 30/07/2013, na categoria Congresso.