Início do conteúdo

Curso de Tecnologia em Geoprocessamento

A carência de profissionais com conhecimento em geotecnologias na metade sul do estado e a necessidade do uso de recursos naturais pelo homem são as principais motivações para a criação do Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento.

A promulgação da Lei No. 10.257/2001 (Estatuto das Cidades) e a Lei No. 10.267/2001 (Georreferenciamento de imóveis rurais) fez crescer fortemente a demanda por profissionais capacitados. A crescente utilização dos Sistemas de Informações Georreferenciadas e das imagens de satélite em várias áreas aplicadas tem fomentado a demanda por profissionais com formação específica e aprofundada.

Assim, com a proposta do REUNI, diversos fatores foram reunidos e permitiram a proposição do curso, ressaltando, além do aporte de recursos financeiros, a possibilidade de contratação de corpo docente e técnico, e ainda a própria motivação política da universidade.

A implantação do Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento na UFPel preenche a carência de utilização do meio cartográfico georreferenciado para desenvolvimento de empreendimentos urbanos e rurais e, em especial, no auxílio da gestão de recursos naturais.

Esse curso vem se constituir em uma possibilidade de estudos, pesquisa e extensão complementar às demais áreas já existentes, como, por exemplo, agronomia, arqueologia, arquitetura, engenharia agrícola, engenharia de petróleo, engenharia civil, engenharia geológica, engenharia hídrica, engenharia sanitária e ambiental, geografia, saúde (epidemiologia), entre outras áreas do conhecimento.

Publicado em 02/04/2012, na categoria Sem categoria.