Aproveitamento de disciplinas

Durante o período de matrículas, diversas demandas sobre aproveitamentos chegaram e solicitei a quem questionou que deixasse passar o período.

Sugiro que todos que cursaram uma boa quantidade de disciplinas remotas (e já estão a algum tempo no curso, principalmente) revisem, pois provavelmente tenham aproveitamentos a solicitar

Conforme o calendário acadêmico (https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico/) o prazo para as solicitações é de 1º a 11 de novembro, mas quem quiser antecipar a solicitação, já consigo dar andamento nas partes iniciais, aguardando o prazo apenas para fazer o encaminhamento final (até este prazo nada constará no cobalto de vocês, fiquem cientes disso).

Para realizar o aproveitamento:

Neste link tem a explicação completa oficial: https://wp.ufpel.edu.br/cra/aproveitamento-de-disciplina/

Quem cursou na própria Geografia da UFPel (lic<->bac ou currículos distintos) não precisa apresentar nem o histórico, tampouco os conteúdos, apenas o formulário basta (exceto se essa matrícula for anterior ao cobalto (2010 por aí ou antes), que neste caso seria necessário o histórico e talvez conteúdos.

Preenche o formulário (1 aproveitamento por página), imprime e assina (ou insere uma assinatura digitalizada), salva em pdf e manda para col.geografia@hotmail.com

Como pegar os dados para preencher:

No cobalto em aluno -> consultas-> integralização curricular

Na aba “Fora do currículo” constará o que você fez e não eliminou algo automaticamente (pois ou você fez no outro curso, ou em disciplina do currículo diferente do seu). Nesse campo que você pegará o nome da disciplina e o código dela, para colocar na parte inferior do formulário. Legenda AMARELA.

Na aba “Não cursadas” constará a do seu curso atual que falta fazer (ou seja, que será aproveitada se fez algo equivalente). Nesse campo que você pegará o nome da disciplina e o código dela, para colocar na parte superior do formulário. Legenda AZUL.

Print dos campos:

Última chance para vacinação de alunos matriculados, para trancamento de alunos não matriculados e acolhida na PRAE

Alunos que estão matriculados e terão a matrícula trancada se não inserirem o comprovante de vacinação até 22/08:

Licenciatura

22101003             FABIANO NUNES DE ARAUJO

18102190             JEAN PIERRE MOREIRA DE MOURA

22101005             JOAO LAURO DE PEREIRA COSTA

22102676             PATRICK RUTZ COSTA

22101873             SILVANO MATOS CARDOSO

22102354             TAMIRES CAVALHEIRO HUCK

22101874             THANISE VIEIRA LACAVA

22104319             ZILDA MARA NUNES DE MELLO

Bacharelado

22101127             CARLA VANESSA VIEIRA

22102685             GERUSA DOS SANTOS DE OLIVEIRA DA LUZ

22101329             JORDANO LUCENA PEREIRA


Trancamento Geral para não matriculados:

Para os alunos que perderam o prazo de matrícula, o prazo para solicitar o trancamento geral (para orientações, leia https://wp.ufpel.edu.br/cra/trancamentos/) foi ampliado até 19/08. Caso não tenha se matriculado E não tranque a matrícula, entrará em abandono.


Acolhida na PRAE (nosso Campus):

Ação proposta pela PRAE, voltada à ações da saúde em parceria com a Secretaria da Saúde do município, sob esta coordenação. Tal ação se refere às atividades para o acolhimento no semestre 2022/1, que acontecerá no dia 31 do corrente mês, a partir das 14hs, com os seguintes objetivos:

Realização de testes (ISTs) – com entrega de material informativo;

Distribuir preservativos – fornecidos pela Secretaria da Saúde;

Informar sobre a PREP (profilaxia pré-exposição);

Realizar vacinação para: COVID, Influenza, DT, Tríplice e Hepatite B, como a presença da unidade móvel na frente do Campus II.

Além disso, teremos mesas temáticas referentes ao trabalho desenvolvido na PRAE – Permanência/Ingresso/Acolhimentos em Saúde Mental/RU e atividades culturais com a participação dos cursos de Música, Teatro, Dança e Conservação. Para tal, usaremos os espaços de uso da PRAE e, também, o hall, pátio, sala 112, corredor – CIB, CP, CPE e saguão.

Seleções de bolsistas

Bolsa com a professora Maria Regina:

Edital aqui


Bolsa com a Professora Erika:

Seleção de monitoria para  a disciplina “GEOTECNOLOGIAS” do Curso de Licenciatura em Geografia. 
Professora regente: Erika Collischonn
Pré-requisitos: Já ter cursado a disciplina
Inscrições: Sala 201B manhã ou tarde
A prova de seleção se dará na segunda-feira 22/08 às 16h no Laboratório de Geotecnologias (Sala 201A)

Temas da prova:

Google Earth para a Sala de Aula em Geografia

Noções do Software QGIS

Geotecnologias em consonância com A Base Nacional Curricular do Ensino Fundamental e Médio em de Geografia


Bolsa com a professora Giancarla:

Edital aqui!


Bolsa com o professor Sidney:

Edital aqui!!!

Divulgações da semana

Seleção de bolsista voluntário:

  • 3 vagas para monitores voluntários para Geologia.
  • As inscrições poderão ser realizadas até 10 de agosto de 2022 por formulário do Google no seguinte link: https://forms.gle/j62NiY3JQ2swcSJp8
  • Nas instruções do formulário há o esclarecimento de questões mais detalhadas do funcionamento do programa.
  • As atividades previstas preveem auxiliar no inventário e organização das coleções de minerais e rochas do Departamento de Geografia da UFPel.
  • Em caso de qualquer dúvida adicional, me coloco à disposição dos alunos para responder os questionamentos via Cobalto ou por e-mail (nobre.augusto@gmail.com).
  • Além das informações cadastrais que constam no formulário do Google também será necessário anexar o histórico escolar em PDF, cujo envio também é realizado pelo próprio formulário.
  • Os detalhes sobre o programa de monitoria voluntária podem ser observados no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/cec/monitoria/monitoria-voluntaria/

Ação de ensino(Auto)formação humana e Imaginário: um retorno afetivo ao espaço da universidade ” que se configura numa alternativa de acolhida dos nossos estudantes neste retorno presencial.

(Auto)formação humana e Imaginário: um retorno afetivo ao espaço da universidade 

Ação de ensino

Público-alvo: acadêmicos(as) da UFPel

Carga Horária: 12h (Certificação pelo COBALTO).

Venha participar conosco!

Inscrições até o dia 15 de agosto pelo e-mail: gepiemufpel@gmail.com.

Para acessar o cartaz e a programação acesse: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/2022/08/03/noticia/

Matrícula especial / Vacinação / Início e local das aulas

Matrícula especial:

De 29 (hoje) a 31, vocês podem solicitar matrícula especial. Matrícula especial é a possibilidade de cursarem até 2 disciplinas por semestre em outros cursos (incluindo a “outra” geografia). Fazer disciplinas em outros cursos não significa necessariamente que servirão como optativas, pois necessitam ter alguma relação com a formação de vocês. O resultado dessas solicitações é dado na terça-feira (02), diretamente no cobalto.
Especificamente de geo para geo (lic <-> bac) não deem muita atenção ao quantitativo de vagas que o sistema apontará, pois dependendo da situação, se possuírem os pré-requisitos necessários podemos resolver. Já quando forem solicitar em outros cursos, aí essa informação deve ter mais atenção.
Para solicitar é no cobalto, no caminho aluno -> cadastro -> solicitação de matrícula especial.

Vacinação:
Quem ainda não inseriu o comprovante de vacinação lá insira o quanto antes. Não vou me estender nesse tópico pois já mandei uns 10 e-mails sobre o tema.

Início e local das aulas:
Reforçando informações básicas, as aulas iniciam 1º de agosto, presencialmente, no Campus 2 da UFPel (Rua Almirante Barroso, 1202).
Abaixo uma versão editada do horário, constando as salas:

22-1-alunos-com salas

Ingressantes Licenciatura: Inicial do nome A ao K turma 1 / L em diante turma 2.

Particularidades das Salas:
As turmas que estão no térreo verifiquem também na parte da disciplina, para ver se não há outra sala. Estas salas foram direcionadas em algumas noites por questões de acessibilidade de alunos de outras turmas.
As turmas de: Pré-estágio Ensino Fundamental (Gabriela) / Libras T11 / Análise e Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas / EIA RIMA  foram movidas ao térreo, as demais disciplinas que acontecem para a mesma turma seguem a sala da turma.

Horários datas e informações – 2022/1

horário 22/1 – versão dos alunos
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EDITADO (em vermelho): conforme https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2022/07/15/periodo-de-solicitacao-de-matriculas-e-ampliado/.
  • Solicitação de matrícula de 15 a 19 de julho no cobalto, solicitação de correção de 21 a 24 de julho, diretamente no cobalto, e a efetivação das correções solicitadas ocorrem manualmente de 25 a 28 de julho.
  • Todas as disciplinas serão presenciais, pois a Universidade retorna ao modo tradicional neste semestre. Como várias turmas estão desde o início de forma remota, informo que o endereço do Campus que a geografia utiliza é Rua Almirante Barroso 1202 (Pelotas/RS).
  • Segue necessária a comprovação vacinal para frequentar a UFPel, então quem ainda não inseriu, terá que inserir no cobalto, ou perderá a matrícula realizada. Quem inseriu até ontem já foi homologado/avaliado. Se inseriu antes e ainda consta como pendente é porque o documento anexado está errado. Para não postergar esse item, informo que haverá um detalhamento no final sobre as regras do COVID.

Ao detalhamento do horário:

Licenciatura:

Para todos os semestres – Disciplinas de fundamentos, EBOPP, TPP (em resumo, da Faculdade de Educação) vocês encontram e disputam vaga no banco universal (mais pro fim da lista de seleções). Mesmo não estando no horário é possível conseguir. Libras tem 3 turmas destinadas a nós, mas nas demais também tem essa possibilidade caso apareçam na lista.

No final dos horários tem grades de ofertas extras e optativas. Sugiro que olhem, pois algo que seja necessário  recuperar por algum motivo estarão dispostas ali.

1º, 3º, 5º e 7º semestres são currículo novo, 8º currículo antigo, as de recuperação depende de cada disciplina. Isso faz diferença para matrículas e possíveis aproveitamentos. A disciplina possuir o mesmo nome não necessariamente aproveita para o outro (carga horária é comum ser incompatível).

1º – Algumas informações gerais, necessárias para conseguirem os documentos:

Bem vindos ao curso! No primeiro semestre, para quem ingressou por SISU ou PAVE a matrícula é toda feita “automática” (por mim, no caso). Isso não tem relação com pendências de documentos ou outros comunicados do processo de seleção, estes vocês seguem vinculados aos editais que se inscreveram e se tinham pendência lá, segue valendo o que estava determinado.

Quem ingressou por reopção, transferência, reingresso ou portador de diploma precisará se matricular diretamente no cobalto (se não aparecer nada de início, aparecerá no período de correção).

Cobalto (link): local onde vocês têm acesso ao histórico, ao currículo, aos horários, atestados, toda a parte acadêmica. Para o primeiro acesso utilizem o recuperar senha, que irá para o e-mail de vocês cadastrado.

Contatos e informações: dúvidas que surgirem, e contato sobre situações que precisem, o e-mail do colegiado é col.geografia@hotmail.com  . Todo dia o e-mail é acessado e raramente não é respondido assim que visualizado. Somente se o pedido demandar uma resposta mais complexa a resposta fica pendente por poucos dias.

E-mails serão mandados quando houver assunto relevante relativo ao curso, então é importante acompanhar o e-mail para não perder informações valiosas.

3º – Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação (para quem não conseguiu fazer nos semestres anteriores) consta no banco universal. EBOPP (obrigatória para este semestre) consta no banco universal. A oferta de vagas para essa disciplina foi bastante restrita (solicitamos 100, ofertaram 35), então a segunda turma ficou com 1 noite vaga. Se conseguir encaixar outra disciplina, facilita para o cumprimento posterior.

5º – Geografia Urbana da T1 é compartilhada com o Bacharelado. Há 3 turmas de Libras no mesmo horário, então se espalhem na hora de matricular para garantir que irão conseguir as vagas.

8º – O horário de TCC é para lembrá-los de se matricularem. Nas atividades complementares vocês não precisam se matricular, mas tem que apresentar antes de se formar. A orientação individual terá o horário definido com cada orientador, conforme combinação entre vocês. Não esqueçam também das disciplinas que ainda faltarem para integralizar a grade curricular (podem conferir em aluno->consultas->integralização curricular). Lembro que também são necessários 10 créditos em optativas e as 200 horas em atividades extracurriculares (as horas não exigem matrícula, apenas envio dos comprovantes para o e-mail do colegiado). Seminário de monografia cada turma representa um professor (T ou P é indiferente, o que importa é o número!):

 Extras  – Fotogeografia é optativa, serve para os 2 cursos e os 4 currículos.

Geologia do quaternário é optativa, serve para os 2 cursos e os 4 currículos.

Leitura e produção de texto é a recuperação da não oferta pela Letras, quem tiver horário disponível faça.

Bacharelado:

Todos semestres –

No final dos horários tem grades de ofertas extras e optativas. Sugiro que olhem, pois algo que seja necessário  recuperar por algum motivo estarão dispostas ali.

1º, 3º e 5º semestres são currículo novo, 6º e 8º currículo antigo, as de recuperação depende de cada disciplina. Isso faz diferença para matrículas e possíveis aproveitamentos. A disciplina possuir o mesmo nome não necessariamente aproveita para o outro (carga horária é comum ser incompatível).

 1º – Algumas informações gerais, necessárias para conseguirem os documentos:

Bem vindos ao curso! No primeiro semestre, para quem ingressou por SISU ou PAVE a matrícula é toda feita “automática” (por mim, no caso). Isso não tem relação com pendências de documentos ou outros comunicados do processo de seleção, estes vocês seguem vinculados aos editais que se inscreveram e se tinham pendência lá, segue valendo o que estava determinado.

Quem ingressou por reopção, transferência, reingresso ou portador de diploma precisará se matricular diretamente no cobalto (se não aparecer nada de início, aparecerá no período de correção).

Cobalto (link): local onde vocês têm acesso ao histórico, ao currículo, aos horários, atestados, toda a parte acadêmica. Para o primeiro acesso utilizem o recuperar senha, que irá para o e-mail de vocês cadastrado.

Contatos e informações: dúvidas que surgirem, e contato sobre situações que precisem, o e-mail do colegiado é col.geografia@hotmail.com  . Todo dia o e-mail é acessado e raramente não é respondido assim que visualizado. Somente se o pedido demandar uma resposta mais complexa a resposta fica pendente por poucos dias.

E-mails serão mandados quando houver assunto relevante relativo ao curso, então é importante acompanhar o e-mail para não perder informações valiosas.

3º – Topografia será junta com os que se matricularam no semestre atual e não cursaram por falta de professor, que deverão se matricular novamente!

Geografia urbana será junta com a turma da licenciatura, e a matrícula de vocês necessitará ocorrer na matrícula especial.

O espaço vago se dá pela não oferta de cartografia temática, por falta de professor.

 6º – O espaço vago se dá pela não oferta de produção do espaço urbano, por falta de professor. O outro espaço vago é já planejado, destinado a optativas.

 8º – O horário de TCC é para lembrá-los de se matricularem. Nas atividades complementares vocês não precisam se matricular, mas tem que apresentar antes de se formar. A orientação individual terá o horário definido com cada orientador, conforme combinação entre vocês. Lembro que também são necessários 10 créditos em optativas e as 200 horas em atividades extracurriculares (as horas não exigem matrícula, apenas envio dos comprovantes para o e-mail do colegiado). Seminário de monografia cada turma representa um professor (T ou P é indiferente, o que importa é o número!):

Extras  – Fotogeografia é optativa, serve para os 2 cursos e os 4 currículos.

Geologia do quaternário é optativa, serve para os 2 cursos e os 4 currículos.

Leitura e produção de texto é a recuperação da não oferta pela Letras para a licenciatura, mas quem tiver horário disponível faça, servirá como optativa para o bacharel.

Libras tem turma disponível para a licenciatura, se sobrar vaga, sugiro que peguem como optativa.

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COVID 19 – Regras UFPel

Resumo (porque sei que a maioria nem irá abrir o arquivo que consta no final):

– Vacinação obrigatória, tanto as doses regulares, quanto o primeiro reforço.

– Em casos em que o estudante tenha sido vacinado recentemente com a primeira ou segunda dose estando no intervalo entre doses, se admitirá a matrícula do mesmo, devendo o esquema vacinal ser completado no prazo recomendado.

– Nos casos em que existir pendência de comprovação da realização do esquema vacinal após o início das aulas, o colegiado deverá encaminhar a relação de alunos à CRA, via SEI, para a realização automática do trancamento geral de matrícula.

– Os estudantes  com atestado médico de contra indicação para vacina devem apresentar o documento no colegiado do curso, realizando a matrícula  no período de correção de matrícula.

– Os estudantes acima referidos deverão apresentar teste negativo para COVID 19 a cada 72 horas para participação nas atividades presenciais, ou podem encaminhar solicitação de exercícios domiciliares ao COCEPE, apresentando justificativa para tal solicitação.

– Dúvidas e notificações de casos positivos para COVID 19 dever ser encaminhadas ao DISQUE COVID UFPEL ( https://wp.ufpel.edu.br/covid19/). (Eu, Rodrigo que trabalho na Geografia, não faço as regras, só estou divulgando e deverei cumpri-las, então se por algum motivo discorda o melhor mecanismo reclamar para quem decide a respeito do tema).

– Em breve será publicado um guia (pela Universidade, que receberão diretamente nos e-mails padrões da UFPel e na página principal) com orientações mais detalhadas sobre o retorno presencial.

– A PORTARIA Nº 942, DE 23 DE MAIO DE 2022, que aprova as normas para manutenção de atividades presenciais na UFPel, está anexa para leitura.

Norma Ufpel COVID Aqui!


Divulgações da semana

PELEJA – UFPEL

Convidar estudantes dessas Unidades interessados/as em ministrar aulas (presenciais e/ou on-line) no “Curso preparatório para provas do ENCCEJA”, realizado entre os meses de Junho a Agosto de 2022, no bojo do “PELEJA – Projeto de Extensão de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores/as Terceirizados/as da UFPel“.

O referido curso preparatório, cujo esboço da execução pode ser lido nas Orientações Gerais-Planejamento-PELEJA.2022, contempla desenvolver atividades educativas direcionadas às/aos trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na área dos Serviços de Manutenção e de Limpeza da UFPel, buscando auxiliar os/as trabalhadores/as que ainda não possuem o Ensino Fundamental ou Ensino Médio completos a participar do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Nesse sentido, a participação na referida atividade ensejará a certificação junto ao COBALTO dos/as estudantes que dela participarem.

3. Feita essa breve exposição, solicitamos retorno, se possível, até a próxima quinta-feira, dia 23/06/2022, podendo ser estabelecido contato também por e-mail (pelejaufpel@gmail.com) ou pelo telefone da coordenação do projeto (53 98162-1675 – também é WhatsApp).


AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE:

Está aberto o processo de Avaliação Docente pelo Discente, referente ao período 2021/2. A participação ativa do discente neste processo é de suma importância, nesse sentido reforçamos a necessidade de divulgar a chamada junto a sua comunidade acadêmica. Ainda, para o docente, a avaliação discente é requisito de pontuação para o RAAD, bem como é um instrumento individual de retroalimentação do processo de ensino-aprendizagem.

O processo de avaliação docente pelo discente inicia dia 10 de Junho e encerra 11 Julho, e o público alvo da pesquisa são os discentes da UFPel. Para acessar o questionário o discente deve seguir os seguintes passos:

-> Plataforma Cobalto

-> Aluno

-> Cadastro

 -> Avaliação de Disciplina 2021/2.

Participe e colabore respondendo o questionário, sendo sua Unidade parceira no processo de construção da nossa Universidade.

Divulgações da semana

Pesquisa de outra instituição:

Me chamo Mariane Rocha e sou doutoranda pelo PPGGeo da UFPR. Estou desenvolvendo uma pesquisa em colaboração com a Palacky University Olomouc, da República Tcheca, acerca do entendimento dos(as) graduados(as) e estudantes de Geografia sobre infográficos em mapas. Assim, peço a gentileza de divulgar junto aos estudantes e egressos de Geografia o link do questionário, cujo tempo estimado para resposta é de 10 minutos: https://mapy.limesurvey.net/857945?lang=pt-BR 


Evento

Meu nome é Melissa Oliveira e eu sou uma estudante da Universidade de Stanford e coordenadora da Latin American Voices in Politics (Vozes Latinoamericanas na Política). LVP é uma conferência organizada por estudantes de Stanford, com o apoio de diversos departamentos da Universidade de Stanford, que promove diálogos sobre o futuro das políticas públicas na América Latina e no Caribe. Nesta edição, que ocorrerá no dia 14 de Maio, exploraremos as políticas públicas ambientais na região. Nossos painelistas confirmados incluem: Jacqueline Alvarez, diretora do programa ambiental da América Latina e Caribe da ONU; Elsa Galarza, ex-ministra do Meio Ambiente do Peru; Juan Carlos Jobet, ex-ministro de Energia e Minas do Chile; Sônia Guajajara, líder da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil; dentre muitos outros. Na nossa edição anterior, contamos com mais de 1700 estudantes inscritos, de 34 países diferentes. Nela discutimos políticas de Saúde Pública, contando com especialistas como a Dr. Carissa Etienne, diretora da Organização Pan Americana de Saúde (PAHO), e o Dr. Alexandre Padilha, ex-Ministro da Saúde do Brasil.

Um dos nossos principais objetivos é possibilitar que alunos de universidades da América Latina possam se envolver com a conferência. Com esse objetivo em mente, a conferência será inteiramente traduzida simultaneamente para Espanhol e Português. Dessa forma, qualquer estudante poderá assistir os quatro painéis da conferência com especialistas de toda a América Latina e do Caribe, gratuitamente. Além disso, eles poderão se inscrever para oficinas de carreira que promovemos a fim permitir que estudantes possam ter mais informações sobre que caminhos de carreira eles podem seguir dentro da área de políticas ambientais.

Acreditamos que os seus alunos podem se interessar em participar da Latin American Voices in Politics e adoraríamos ter pessoas do Brasil participando destes diálogos que estamos buscando fomentar. Sendo assim, gostaríamos de pedir sua ajuda divulgando essa oportunidade com eles. Estou anexando aqui um panfleto com mais informações sobre a conferência e um link para inscrição. Também anexei uma brochura com informações sobre nossos painéis e todos os painelistas confirmados, que você também pode encontrar no nosso site. A conferência é aberta para todos, não apenas estudantes, então gostaria de estender esse convite a você também, ficaríamos muito honrados de contar com sua presença.


Evento

INSCRIÇÕES E ENVIO DE TRABALHOS ATÉ 31 DE MAIO DE 2022

https://www.observatoriosemiarido.com.br/ 

V COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA e V FÓRUM BRASILEIRO DO SEMIÁRIDO

VCPGFEG / VFBSA

As temáticas físico-naturais na educação geográfica:

perspectivas e práticas no Semiárido e no Brasil

26 a 29 de julho de 2022


Curso (me parece que pago)

curso “Revisão Sistemática da Literatura: da teoria à prática“.O curso destina-se a estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores do ensino superior e pesquisadores, outros profissionais interessados na temática.Calendário10, 17 e 24 de maio, das 17h30m às 19h30m.Modalidade: a distância (participação de forma síncrona ou assíncrona).Inscriçõeshttps://www.even3.com.br/rsl3Vídeo de apresentação do cursohttps://youtu.be/2xFQT5wg_iE

TCCs e Atividades Complementares

TCCs: Prazo para envio: 06/06 às 23:59. Enviar a versão para a banca (orientador + membro(s) da banca) e para o colegiado no mesmo e-mail (col.geografia@hotmail.com).

Atividades Complementares: 200 horas, no máximo 100 de cada grupo (ouvinte, organização, cursos, participação em projeto de pesquisa, participação em projeto de extensão, etc). Escanear os documentos (em pdf, não só foto!, tem programa e site que converte). Anexar no e-mail e mandar para o colegiado. Assim que recebido e avaliado, respondo informando o recebimento ou dizendo se faltou algo). Prazo máximo igual ao dos TCCs.

Útil: Quem não é formando mas já quiser eliminar isso previamente, pode enviar também.

Reforçando algo que já havia informado e imagino que alguns não fizeram:

Prováveis formandos 2021-2:

É direcionado apenas a quem pretende colar grau neste semestre: deverá acessar o Cobalto no menu (Aluno – Cadastro – Solicitação de Formatura)
Conferir o cadastro e apontar se há necessidade de correção (nesse caso indicar ali o que está errado e mandar o documento que comprova para a CRA ou para o colegiado), marcar que é provável formando em 2021/2, e indicar o tipo de formatura: interna (mais simples) ou institucional (se for se inscrever posteriormente), e clicar em salvar.

Divulgações da semana

Publicado o Edital n°77/2022 para seleção de alunos regulares  para o Mestrado Profissional em Engenharia Mineral, na área de concentração de Tecnologia Mineral e nas 3 linhas de pesquisa do Programa: Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Mineração, Prospecção Mineral e Planejamento Mineiro, com ingresso previsto para junho de 2022.Para saber mais, acesse: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgem/ingresso-2013-01/.


Chamada de envio de artigos em formato de capítulos ao livro organizado por nós: “Violência escolar contra alunos e professores e a precarização do trabalho: da prevenção ao combate“.

Entramos hoje nos últimos 30 dias de submissão! O envio de artigos vai até o dia 06/05/2022 e a publicação com registro de ISBN/DOI será até o dia 30/06/2022. A Mares Editores possui um comitê científico. O custo financeiro será de apenas R$ 75,00 para cada autor ou co-autor do artigo. Não há limite mínimo para a escrita, mas o máximo é de 25 páginas. São convidados pesquisadores em Educação, professores em atuação ou aposentados, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, sociólogos, advogados e demais profissionais. Maiores informações, acessem os links abaixo. Participem e divulguem!
https://www.mareseditores.com.br/ (site geral da editora)
https://www.mareseditores.com.br/2207 (página com a chamada do livro)
https://drive.google.com/file/d/0B4uYprBdP-V8eGlROGFrVkp4SXc/view (ficha de adesão para baixar, preencher e enviar a editora antes do capítulo, todos devem se associar na editora, mas sem custo financeiro, é apenas um cadastro de pesquisadores).