Prazo para aproveitamento de Estudos.

O colegiado informa que  está aberto o período para solicitação de aproveitamento de estudos (aproveitamento de disciplina)

Prazo: 01/11/2022 a 11/11/2022. 

Como Solicitar
Para solicitar o aproveitamento de estudos o discente deverá procurar o colegiado do seu curso, preencher o “requerimento para aproveitamento de estudos” e entregar os seguintes documentos (por email: col.geografia@hotmail.com)

a) para componentes cursados na UFPEL deverá ser anexado o histórico contendo nota e carga horária, além dos conteúdos programáticos, quando o colegiado julgar necessário.

b) para disciplinas cursadas em outra instituição deverá ser anexado o histórico escolar contendo nota e carga horária, além de conteúdos programáticos, obrigatoriamente.

link para acessar o requerimento:

https://wp.ufpel.edu.br/cra/files/2020/07/Requerimento-de-aproveitamento.pdf

PRAZO PARA ENVIO DO TCC

Informamos que a data limite para a entrega do TCC é dia 28 de novembro de 2022.

O arquivo deve ser encaminhado ao Colegiado em PDF para o e-mail: col.geografia@hotmail.com. 

Ressaltamos que o trabalho deve estar em conformidade o Manual de Trabalhos Acadêmicos da UFPel, disponível em:

https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/normas-da-ufpel-para-trabalhos-academicos/ .

Prazo para solicitação de formatura 2022

Prazo para solicitação de formatura 2022

17/10/2022 – INÍCIO: Período para discentes se cadastrarem como prováveis formandos 2022/1

28/10/2022 – FIM: Período para discentes se cadastrarem como prováveis formandos 2022/1

Para solicitar a formatura, o estudante deverá acessar o cobalto e seguir o caminho:

Aluno > Cadastro > Solicitação de Formatura.

inscrições abertas – Residência Pedagógica

O Programa Residência Pedagógica, subprojeto Geografia, está com inscrições abertas para o preenchimento de 15 vagas para bolsista remunerado (R$400,00) e 3 vagas para bolsistas voluntários. É necessário estar matriculado na Licenciatura em Geografia da UFPel a partir do quinto semestre ou com 50% do curso concluído.

Mais informações e inscrições: https://wp.ufpel.edu.br/residenciapedagogica/2022/08/30/edital-no-19-2022-selecao-em-fluxo-continuo-de-alunos-das-licenciaturas-da-ufpel-para-o-programa-de-residencia-pedagogica-prp-ufpel/

 

Seleção de Bolsista para Projeto Escopo sobre Testes de Ancestralidade.

Seleção de Bolsista para Projeto Escopo sobre Testes de Ancestralidade. O valor da bolsa é de R$400,00 e a duração é de 12 meses.

 Os requisitos são: ser aluna/o regularmente matriculada/o em curso de Geografia (Licenciatura ou Bacharelado); dispor de 20 horas semanais para dedicar às atividades; ter interesse na área de Geografia Política (identidades, racialidades, pertencimentos etc.).

 Interessadas/os, preencher o formulário até 01º de setembro (quinta-feira). https://forms.gle/3FAoYb62PmLuJi5f8

Divulgações da semana

Salas de apoio da PRAE:

NOVO_APOIO_PEDAGOGICO_DEFINITIVO


Pesquisa de Doutorado de aluna da UFJF:

Prezado(a) aluno(a),

Gostaria de convidá-lo (a) a participar da pesquisa intitulada “Associação da dependência ao exercício com variáveis psicológicas”. O objetivo desta pesquisa é compreender a relação de algumas variáveis com a dependência ao exercício.

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da UFJF sob o parecer nº 4.956.085 (CAAE: 50962521.0.0000.5147) e contamos com a participação de pessoas entre 18 e 35 anos de idade, praticantes de exercício físico.

A participação envolve responder a um conjunto de questionários de autorrelato, elaborados para aplicação de modo online, através do link a seguir:

https://qfreeaccountssjc1.az1.qualtrics.com/jfe/form/SV_0N9ABLXkvR4iXuC


Viagem organizada pelo DA de hotelaria:

Me chamo Valéria Bianchini, sou acadêmica do Curso de Tecnologia em Hotelaria da UFPel e atualmente estou no Diretório Acadêmico do curso.
Estamos organizando uma viagem para o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu (https://forumdeturismodoiguassu.com/) que ocorre entre os dias 30/11 e 02/12 de 2022 durante o Festival das Cataratas (https://festivaldascataratas.com/). As datas de viagem segue abaixo:
Saída de Pelotas: 29.11.2022 às 17h
Chegada em Foz: 30.11.2022 às 12h
Fórum: De 30.11 a 02.12
Saída de Foz: 04.12.22 às 13h

Chegada em Pelotas: 05.12.2022 às 6h

O FIT é um fórum acadêmico com apresentação de trabalhos nos formatos de resumo expandido, artigo científico e relato de experiências/melhores práticas/estudos de caso dentro das temáticas de: Planejamento, Política Pública e Governança de Turismo; Turismo e Desenvolvimento Local e Regional; História e Cultura no Turismo; Turismo e Meio Ambiente; Epistemologia, Educação e Formação Profissional no Turismo; Inovação e Tecnologia no Turismo; Gastronomia; Estratégia e Competitividade em Turismo; Marketing e Serviços Turísticos; Eventos; Lazer e Entretenimento; Hotelaria e Gestão dos Meios de Hospedagens Turismo e Acessibilidade; e Turismo e Smart Cities.
Além disso, haverá a feira de negócios do Festival das Cataratas e também visitas técnicas e turísticas pela cidade. Estamos com alguns lugares disponíveis no ônibus e gostaríamos de saber se algum aluno tem interesse em participar.
O valor orçado total para a viagem é de R$800,00 (incluso 4 diárias em hotel e transporte em ônibus leito para ida, volta e na cidade de acordo com o cronograma que será divulgado quando fecharmos todas as vagas).
Qualquer dúvida ou mais informações sobre a viagem, deixo meu contato de WhatsApp para o pessoal que tiver interesse entrar em contato comigo (55) 99620-3712.

Curso pago:

Depois do sucesso do Seminário Earth Day 2022 e das últimas edições do nosso curso de educação ambiental online, te convidamos para um curso online totalmente inovador.

Mais que um Curso de Educação Ambiental, esta é uma formação de vida para inspirar e transformar pensamentos e atitudes.

Ecoformação Transdisciplinar: é hora de mudar! Mudar a forma de pensar. Mudar a forma de sentir. Mudar a forma de agir. É hora de transformar a nós mesmos, nosso entorno e o mundo!

Últimos dias com desconto.

Informações e inscrições no nosso site: https://www.espacosilvestre.org.br/ecoformacao

Certificado reconhecido pelo grupo SGR Interfase, Universitat Autònoma de Barcelona.Não perca esta oportunidade!

Aproveitamento de disciplinas

Durante o período de matrículas, diversas demandas sobre aproveitamentos chegaram e solicitei a quem questionou que deixasse passar o período.

Sugiro que todos que cursaram uma boa quantidade de disciplinas remotas (e já estão a algum tempo no curso, principalmente) revisem, pois provavelmente tenham aproveitamentos a solicitar

Conforme o calendário acadêmico (https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico/) o prazo para as solicitações é de 1º a 11 de novembro, mas quem quiser antecipar a solicitação, já consigo dar andamento nas partes iniciais, aguardando o prazo apenas para fazer o encaminhamento final (até este prazo nada constará no cobalto de vocês, fiquem cientes disso).

Para realizar o aproveitamento:

Neste link tem a explicação completa oficial: https://wp.ufpel.edu.br/cra/aproveitamento-de-disciplina/

Quem cursou na própria Geografia da UFPel (lic<->bac ou currículos distintos) não precisa apresentar nem o histórico, tampouco os conteúdos, apenas o formulário basta (exceto se essa matrícula for anterior ao cobalto (2010 por aí ou antes), que neste caso seria necessário o histórico e talvez conteúdos.

Preenche o formulário (1 aproveitamento por página), imprime e assina (ou insere uma assinatura digitalizada), salva em pdf e manda para col.geografia@hotmail.com

Como pegar os dados para preencher:

No cobalto em aluno -> consultas-> integralização curricular

Na aba “Fora do currículo” constará o que você fez e não eliminou algo automaticamente (pois ou você fez no outro curso, ou em disciplina do currículo diferente do seu). Nesse campo que você pegará o nome da disciplina e o código dela, para colocar na parte inferior do formulário. Legenda AMARELA.

Na aba “Não cursadas” constará a do seu curso atual que falta fazer (ou seja, que será aproveitada se fez algo equivalente). Nesse campo que você pegará o nome da disciplina e o código dela, para colocar na parte superior do formulário. Legenda AZUL.

Print dos campos:

Última chance para vacinação de alunos matriculados, para trancamento de alunos não matriculados e acolhida na PRAE

Alunos que estão matriculados e terão a matrícula trancada se não inserirem o comprovante de vacinação até 22/08:

Licenciatura

22101003             FABIANO NUNES DE ARAUJO

18102190             JEAN PIERRE MOREIRA DE MOURA

22101005             JOAO LAURO DE PEREIRA COSTA

22102676             PATRICK RUTZ COSTA

22101873             SILVANO MATOS CARDOSO

22102354             TAMIRES CAVALHEIRO HUCK

22101874             THANISE VIEIRA LACAVA

22104319             ZILDA MARA NUNES DE MELLO

Bacharelado

22101127             CARLA VANESSA VIEIRA

22102685             GERUSA DOS SANTOS DE OLIVEIRA DA LUZ

22101329             JORDANO LUCENA PEREIRA


Trancamento Geral para não matriculados:

Para os alunos que perderam o prazo de matrícula, o prazo para solicitar o trancamento geral (para orientações, leia https://wp.ufpel.edu.br/cra/trancamentos/) foi ampliado até 19/08. Caso não tenha se matriculado E não tranque a matrícula, entrará em abandono.


Acolhida na PRAE (nosso Campus):

Ação proposta pela PRAE, voltada à ações da saúde em parceria com a Secretaria da Saúde do município, sob esta coordenação. Tal ação se refere às atividades para o acolhimento no semestre 2022/1, que acontecerá no dia 31 do corrente mês, a partir das 14hs, com os seguintes objetivos:

Realização de testes (ISTs) – com entrega de material informativo;

Distribuir preservativos – fornecidos pela Secretaria da Saúde;

Informar sobre a PREP (profilaxia pré-exposição);

Realizar vacinação para: COVID, Influenza, DT, Tríplice e Hepatite B, como a presença da unidade móvel na frente do Campus II.

Além disso, teremos mesas temáticas referentes ao trabalho desenvolvido na PRAE – Permanência/Ingresso/Acolhimentos em Saúde Mental/RU e atividades culturais com a participação dos cursos de Música, Teatro, Dança e Conservação. Para tal, usaremos os espaços de uso da PRAE e, também, o hall, pátio, sala 112, corredor – CIB, CP, CPE e saguão.

Seleções de bolsistas

Bolsa com a professora Maria Regina:

Edital aqui


Bolsa com a Professora Erika:

Seleção de monitoria para  a disciplina “GEOTECNOLOGIAS” do Curso de Licenciatura em Geografia. 
Professora regente: Erika Collischonn
Pré-requisitos: Já ter cursado a disciplina
Inscrições: Sala 201B manhã ou tarde
A prova de seleção se dará na segunda-feira 22/08 às 16h no Laboratório de Geotecnologias (Sala 201A)

Temas da prova:

Google Earth para a Sala de Aula em Geografia

Noções do Software QGIS

Geotecnologias em consonância com A Base Nacional Curricular do Ensino Fundamental e Médio em de Geografia


Bolsa com a professora Giancarla:

Edital aqui!


Bolsa com o professor Sidney:

Edital aqui!!!