Horários e informações – 2021/1

Importante pessoal!!! Até o momento não recebi nenhuma informação dizendo que os alunos não serão obrigados a cursar esse semestre, então quem decidir não se matricular em nada deve solicitar o trancamento, ainda dentro do prazo de correção de matrícula.

2021-1 Horários, clicar aqui!

Neste semestre que se aproxima (matrículas de 27 a 29 de julho), o semestre é OBRIGATÓRIO! Quem não puder ou decidir não cursar terá que solicitar o trancamento (https://atendimento.ufpel.edu.br/), para não cair em abandono, pois caso contrário perderão a vaga.

Dito isto, agora vamos as orientações de rotina:

  • Matrícula de 27 a 29 no cobalto, correção de 02 a 04 de agosto, provavelmente diretamente no cobalto, e casos específicos que não seja possível diretamente por formulário que enviarei por mensagem via cobalto.
  • Todos os horários estão naquele formato reduzido, com metade da carga horária que seria o horário para atividades síncronas, lembrem que tem todo o restante para fazer fora daquele horário quando se organizarem.
  • Disciplinas com características práticas necessárias que sejam ofertadas, como topografia, é possível que tenha uma parte que siga pendente conforme a melhora da situação COVID, mas se for o caso os próprios professores explicarão isto durante a disciplina

Ao horário em si:

Licenciatura:

Todos semestres – Disciplinas de EBOPP, TPP, fundamentos (em resumo, da Faculdade de Educação) vocês encontram e disputam vaga no banco universal. Mesmo não estando no horário é possível conseguir. Libras também tem essa possibilidade. Tanto algumas da FAE quanto libras ainda temos poucas turmas direcionadas diretamente ao curso de geografia, mas a maioria das vagas é nessa disputa com toda a universidade.

No final dos horários tem uma grade de recuperação da licenciatura e uma grade de recuperação do bacharelado. Sugiro que olhem pois tivemos uma boa recuperação das turmas pendentes do período COVID até agora.

1º, 3º e 5º semestres são currículo novo, 7º e 8º currículo antigo, as de recuperação depende de cada disciplina. Isso faz diferença para matrículas e possíveis aproveitamentos. A disciplina possuir o mesmo nome não necessariamente aproveita para o outro (carga horária é comum ser incompatível).

1º – Bem vindos ao curso! No primeiro semestre, para quem ingressou por SISU ou PAVE a matrícula é toda feita “automática” (por mim, no caso). Isso não tem relação com pendências de documentos ou outros comunicados do processo de seleção, estes vocês seguem vinculados aos editais que se inscreveram e se tinham pendência lá, segue valendo o que estava determinado.

Quem ingressou por reopção, transferência, reingresso ou portador de diploma precisará se matricular diretamente no cobalto (se não aparecer nada de início, no período de correção). Epistemologia concentrada nas últimas 8 semanas.

3º – Metodologia 2 concentrada nas primeiras 8 semanas. Geografia política concentrada nas primeiras 8 semanas. Hidrogeografia concentrada nas primeiras 8 semanas. Atentar para EBOPP no banco universal, algumas possibilidades diurnas e noturnas, mas como solicitei turmas na terça, é provável que nessas seja mais fácil de conseguir vaga.

5º – Formação Territorial do Brasil (Licenciatura) concentrada nas últimas 8 semanas. Geografia Agrária é turma compartilhada com os alunos que precisam recuperar disciplina, provavelmente vocês necessitarão solicitar na correção as vagas que sobrarem. Atentar para TPP no banco universal, e apenas uma turma possui vagas reservadas para a geografia, mas é possível conseguir vaga nas demais.

7º – Estágio do Ensino Médio concentrada nas primeiras 8 semanas. Produção do espaço geográfico de Pelotas concentrada nas primeiras 8 semanas.

Recuperações – Antropologia 2 já saiu da grade a alguns semestres, e por conta da pandemia ainda teremos essa última oferta, mas quem ainda tiver pendente (currículo antigo) e não fizer desta vez, não terá outra hipótese dentro do curso, terá que buscar em outros. Formação Territorial do Brasil (Licenciatura) concentrada nas últimas 8 semanas. Geografia política concentrada nas primeiras 8 semanas. Introdução a Geografia Física concentrada nas primeiras 8 semanas. Produção do espaço geográfico de Pelotas concentrada nas primeiras 8 semanas.

8º – Quem ainda possuir pendências apenas de seminário de monografia e das atividades complementares, é possível mesmo neste semestre que não ocorreria. Este horário é para lembra-los disso.  Nas atividades complementares vocês não precisam se matricular, mas tem que apresentar antes de se formar.

Seminário de monografia cada turma representa um professor (T ou P é indiferente, o que importa é o número!):

Bacharelado:

Para todos:

No final dos horários tem uma grade de recuperação da licenciatura e uma grade de recuperação do bacharelado. Sugiro que olhem pois tivemos uma boa recuperação das turmas pendentes do período COVID até agora.

1º e 3º semestres são currículo novo; 4º, 6º e 8º currículo antigo, as de recuperação depende de cada disciplina. Isso faz diferença para matrículas e possíveis aproveitamentos. A disciplina possuir o mesmo nome não necessariamente aproveita para o outro (carga horária é comum ser incompatível).

 1º – Bem vindos ao curso! No primeiro semestre, para quem ingressou por SISU ou PAVE a matrícula é toda feita “automática” (por mim, no caso). Isso não tem relação com pendências de documentos ou outros comunicados do processo de seleção, estes vocês seguem vinculados aos editais que se inscreveram e se tinham pendência lá, segue valendo o que estava determinado.

Quem ingressou por reopção, transferência, reingresso ou portador de diploma precisará se matricular diretamente no cobalto (se não aparecer nada de início, no período de correção). Geografia da População concentrada nas primeiras 8 semanas.

3º – Geomorfologia concentrada nas últimas 8 semanas. Geografia Rural concentrada nas primeiras 8 semanas.

4º – Hidrogeografia B concentrada nas primeiras 8 semanas. Biogeografia concentrada nas últimas 8 semanas.

6º – Análise de Bacias concentrada nas primeiras 8 semanas.

8º – O horário de TCC é para lembra-los de se matricularem. Nas atividades complementares vocês não precisam se matricular, mas tem que apresentar antes de se formar. A orientação individual terá o horário definido com cada orientador, conforme combinação entre vocês. Seminário de monografia cada turma representa um professor (T ou P é indiferente, o que importa é o número!)::

Recuperações: Sensoriamento Remoto concentrada nas últimas 8 semanas. Formação Territorial do Brasil (Bacharelado) concentrada nas primeiras 8 semanas. Planejamento Rural concentrada nas últimas 8 semanas.