Divulgações da semana

Atualização da Ação de Ensino do LEAA (Geografia – UFPel)

flyer Ação de Ensino LEAA

Pesquisa de aluno da UFV  sobre nutrição:

Meu nome é Iolanda de Fátima César da Silva e sou mestranda em Ciência da Nutrição pela UFV. Gostaria de fazer um convite, caso seja estudante ou servidora de uma instituição pública de ensino superior, tenha 19 anos ou mais e seja mãe de crianças com idade de 18 meses a 3 anos, que não apresentem restrições alimentares ou doenças que impossibilitem a alimentação via oral, e que seja você a responsável por suas refeições principais por PELO MENOS DUAS vezes na semana, convido-a a participar como voluntária nesta pesquisa. Este estudo visa analisar o estilo de alimentação das mães e verificar sua relação com a prática alimentar e estado nutricional da criança. A pesquisa auxiliará no desenvolvimento de políticas públicas efetivas que possam prevenir a obesidade infantil, considerando entre os fatores determinantes, o contexto familiar.

Conto com sua participação! Desde já, muito obrigada!

Um forte abraço

Pesquisa de aluno da UFRGS sobre nutrição:

Sou mestranda do Programa de Pós de Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da UFRGS e meu projeto do mestrado tem como objetivo avaliar dependência alimentar por meio da Modified Yale Food Addiction Scale Version 2.0, em alunos de graduação.

Após um ano de pandemia da COVID-19, gostaria de solicitar a sua participação e a divulgação da pesquisa.

Essa é uma pesquisa científica vinculada a Universidade Federal do Pampa, uma parceria entre o Núcleo de Estudos em Comportamento Alimentar – NEOCA (UNIPAMPA) e o Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde- PPGANS (UFRGS).

A sua participação é muito importante para o conhecimento da atual situação que nos encontramos e para a realização de intervenções positivas de enfrentamento e melhorias para a saúde.

Você pode interromper a pesquisa a qualquer momento, sem nenhuma desvantagem para você. Ressaltamos que é voluntária sua participação. Além disso, seus dados em nossa pesquisa serão protegidos por lei conforme preconiza o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Os dados pessoais serão coletados de forma anônima, utilizados apenas para este fim e não serão repassados a terceiros.

Você pode participar do estudo através do link abaixo:

Pesquisa estilos de vida dos universitários (Estácio de Sá/UFSC entre outras):

A pesquisa tem como proponente a Profa. Dra. Débora Alves Guariglia, da Universidade Estácio de Sá (Ourinhos-SP), e conta com o apoio de outras cinco universidades, das diferentes regiões do Brasil. Na UFSC, eu, Aline Mendes Gerage, sou a docente responsável e, juntamente ao meu grupo de pesquisa, fiquei com a incumbência de divulgar o estudo em outras instituições do sul do país. O objetivo principal da pesquisa é traçar um perfil do estilo de vida de universitários brasileiros e identificar fatores associados a este estilo de vida. O questionário, a ser respondido de maneira anônima, por qualquer universitário do país, incluindo alunos de graduação e pós-graduação, é simples, envolve questões sociodemográficas, de saúde e sobre atividade física, hábitos alimentares, comportamentos de risco e preventivos, e leva em torno de 20 minutos para ser respondido.
O link de acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e, posteriormente, ao questionário é: https://forms.gle/XP6zW5ecjWZea66u6