Quebra de pré-requisitos referente a disciplinas não ofertadas no 20/1

Após o relato de um aluno sobre uma situação, foi constatado que algumas disciplinas que não foram ofertadas no 20/1 (semestre remoto anterior) impediriam a matrícula de outras deste semestre, por conta do pré-requisito.

Considerando a excepcionalidade da não oferta de diversas disciplinas e da própria pandemia, alguns pré-requisitos serão flexibilizados pontualmente, devido a situação narrada. Essa flexibilização não se expande a outros semestres nem a outras disciplinas ou pré-requisitos, somente aos narrados aqui:

Licenciatura:

(currículo antigo) Pré-estágio em Ensino Médio <- disciplinas da FAE (ebopp, tpp, fundamentos, etc).

(currículo novo) Geomorfologia <- Geologia.

Bacharelado:

(currículo antigo) Organização do Espaço Mundial 2 <- Organização do Espaço Mundial 1

(currículo antigo) Ecologia de Sistemas <- Geografia Rural

(currículo antigo) EIA RIMA <- hidrogeografia

(currículo antigo) Planejamento ambiental <- Geoprocessamento

Esclareço e reforço que é somente para essa situação específica, em que o aluno não teve a possibilidade de fazer a disciplina por falta da oferta. Situações descritas abaixo não se enquadram na quebra:

EIA RIMA exige hidrogeografia, mas se o aluno não tem sequer geomorfologia (pré-requisito de hidro) não terá a quebra.

Pré estágio exige além das disciplinas da FAE, Organização do Espaço Mundial 2, então se não possuir essa não terá a quebra.

Planejamento Ambiental exige além de geoprocessamento exige climatologia, Técnicas de Elaboração do Trabalho Científico, Geomorfologia e Biogeografia, além do próprio Geoprocessamento exigir Sensoriamento remoto, então se não possuir toda essa lista não terá a quebra.

A efetivação se dará por correção de matrícula ou matrícula especial (a depender do novo sistema de correção que está sendo implantado e desconheço os detalhes) e a solicitação provavelmente será do modo habitual: um formulário google para preencher e acompanhar no site do curso a efetivação. Em caso de falta de vagas nesta etapa, a prioridade será de quem possuir matrícula mais antiga (menor número).