Matrícula online, correção de matrícula e (não) matrícula especial

Primeiro informo sobre a matrícula especial para os alunos de fora, no intuito de facilitar a leitura: Não haverá oferta de matrícula especial nos cursos de geografia, devido ser um período experimental e sem o costume com o modo de trabalho por parte dos docentes.

Amanhã (11) inicia o período de matrícula online no calendário alternativo. Foram ofertadas disciplinas optativas com carga horária totalmente teórica, conforme regulamentos (da UFPel e do MEC) que regem a oferta online em cursos presenciais. Foram tais regulamentos que impediram a oferta de outras disciplinas e do TCC (que possui carga horária prática), tanto neste curso quanto nos demais.

Como habitual, a matrícula online NÃO será por ordem de solicitação, considerando melhor aproveitamento do aluno para ranqueamento. Por esse motivo, não há necessidade de ficar atualizando na hora de abertura do sistema (provavelmente 4 da manhã), pois o critério não é este.

Considerando que temos 4 PPCs em atividade, as disciplinas ofertadas na matrícula online aparecerão somente a do respectivo PPC, então os das outras 3 opções necessitarão pegar na correção, no formulário que está abaixo. (coloquei ao lado do quadro de vagas para já terem noção do que teoricamente aparecerá)

Correção de matrícula:

O primeiro critério será quem ainda não tem disciplina, seguido por antiguidade (menor número de matrícula), OU SEJA: todos serão classificados pelo número de matrícula, de menor a maior, depois o “1º colocado” terá 1 disciplina inserida, caso não tenha nenhuma, seguindo para o “2º colocado” inserir a primeira. Chegando ao final de toda lista, retorna ao “1º colocado” para colocar sua segunda disciplina, caso queira.

Importante no formulário escolher na ordem de preferência, pois se houver vaga na 1ª opção, será esta que será incluída, seguindo para a próxima caso esta não tenha mais vaga, até que consiga vaga em alguma (ou que não tenha nenhuma opção das pedidas). Como não tenho ciência da intenção de adesão dos alunos, é possível que todos consigam todos os pedidos ou que quando muito consiga uma. Por isso pedir na ordem certa é importante.

Referente a aproveitamentos para as obrigatórias, que foi uma dúvida recorrente que recebi, antropologia 2 e estatística é certeza. Org 3, Int. Geo Física e Introd. ao Sens. Remoto dependerá da opinião dos professores responsáveis (pela do seu curso, não por quem está dando agora), mas acredito que seriam aceitos.

Outra pergunta que recebi é quanto a carga horária optativa necessária: quem é dos currículos antigos tem a obrigatoriedade de 10 créditos durante o curso, quem é dos novos tem a obrigatoriedade de 12 créditos. Em ambos os casos, também são necessárias as 200 horas de atividades complementares (que sugiro realizarem cursos em diversos sites e eliminarem por esta forma até 100 horas, E os créditos de optativas em excesso aos 10/12 necessários também contariam para as outras 100…)

Formulário para a correção de matrícula aqui (preencham antes, mas só será avaliado APÓS a matrícula regular e fechado no 1º dia de correção)