Guia semestre online UFPel

Como muitos já estão sabendo, a UFPel aderirá a atividades a distância para minimizar os efeitos do afastamento pelo COVID. Ficou estabelecido pelo COCEPE o calendário acadêmico do link abaixo:

Esclarecerei algumas dúvidas gerais que muitos têm e depois apresentarei o que a geografia fará:

– Quem se matriculou em 2020/1, terá essa matrícula feita suspensa até o retorno presencial. Quando retornarmos presencialmente (provavelmente) retornará como parou, com mesmos horários e matrículas. A reitoria não foi totalmente clara quanto a isso, mas é a informação até o momento.

– Serão ofertadas disciplinas optativas para serem realizadas a distância.

– Todos que haviam se matriculado corretamente (aluno já em andamento) ou confirmado a matrícula (aluno ingressante) terão a vaga garantida, matriculando-se nas ofertas online ou não. Esse período também não contará para jubilamento. Ou seja, poderá fazer, mas não será obrigatório.

– As disciplinas acontecerão a distância. A Universidade está buscando meios de dar acesso a quem não possui boa internet ou equipamentos, mas até o momento ainda não tinham detalhes de como irão fazer isso. Assim que tiver, certamente vocês receberão um e-mail da própria reitoria (UFPel informa… ) alertando sobre esse ponto.

“De um modo simplificado, eu resumiria esse período a ofertas de disciplinas concentradas entre os semestres: é mais rápida, não afeta o andamento normal do curso e somente faz quem quiser, quem não quiser não é penalizado por isso.”

– As matrículas serão como em um semestre regular: vou divulgar previamente para vocês as disciplinas que estão ofertadas, vocês farão a solicitação online, o sistema processa e vocês “frequentarão as aulas” via AVA (moodle). Para quem não souber essa última parte, se não vier um guia de toda a instituição, farei um simplificado explicando os principais pontos para vocês.

Especificamente da geografia:

Serão ofertadas as disciplinas, conforme o quadro de vagas abaixo, as disciplinas que não aparecerem na oferta regular poderão solicitar a vaga na correção, via formulário que disponibilizarei. O motivo de algumas disciplinas não aparecerem é elas serem originariamente de outro curso (lic <-> bac) ou currículo (velho <-> novo) e com isso o sistema vai dar preferência a quem estiver realizando o de seu próprio.

Na correção, a preferência se dará da seguinte forma: 1º – menor número de matrículas online. 2º matrícula mais antiga no curso. Ou seja, na intenção de que o maior número de alunos possa participar, e em caso de empate, preferência para quem teoricamente está mais perto do final.