Guia Geo para matrículas 2019/2

PARA TODOS:

Horário

As matrículas serão feitas através do Cobalto, no período de 26 (sexta) a 30 (terça) de julho, na aba: Aluno -> Cadastro -> Solicitação de Matrícula. Caso ainda não tenha acesso, há um campo “esqueceu sua senha”, o qual através do CPF enviará a senha ao seu e-mail. Se o e-mail cadastrado não existir mais, tal correção terá que ser feita na CRA (Campus Anglo).

No cobalto, na linha aluno -> consulta -> integralização curricular vocês conseguem verificar o que deveria aparecer para o semestre regular. Se você está regular, e algo não apareceu (e não está relatado neste imenso texto), comunique o quanto antes o colegiado (col.geografia@hotmail.com), pois pode ter havido algum erro na oferta, e dependemos da CRA para consertar. Se você não está regular e algo que foi divulgado no horário não apareceu, é provável que o motivo seja a falta de algum pré-requisito.

O horário que aparece das 22:10 às 23:00 horas e aos sábados em algumas disciplinas são atividades que o professor pedirá para realizar em casa, saídas de campo, coisas assim. Isso ocorre porque o curso era 5 períodos e quem é do currículo antigo não foi adequado aos 4 períodos que a grade da UFPel passou a adotar a alguns anos.

Caso alguma disciplina que deveria aparecer não apareça, leia com calma as orientações abaixo, ela pode estar explicada em outro semestre (principalmente para quem é aluno irregular), se ainda assim segue o problema e ele não foi antecipado, avisar o colegiado pelo e-mail.

Casos de correção de matrícula (arrumar o que ficou pendente por falta de vaga ou por não ter solicitado) e matrícula especial (fazer matrícula em disciplina que não é do seu curso) são em outro momento, e serão online em link disponibilizado no site do curso e também no “Campus II”, a sala do colegiado é no térreo, à esquerda (sala 109a).

Eventuais dúvidas enviar o questionamento para o e-mail col.geografia@hotmail.com

Período de solicitação de matrícula: de 26/jul (sexta) a 30/jul (terça).
Conferência de matrícula (do que foi solicitado o que realmente conseguiu): a partir de 1º de agosto (quintaa).
Correção de matrícula (caso alguma disciplina ficou faltando): de 05 (segunda) a 09 (sexta). Será disponibilizado um link através do site do curso e das mensagens no cobalto. A ordem de matrícula está explicada mais abaixo.
Matrícula especial de Geografia para Geografia (LIC ->BAC ou BAC ->LIC) (quando aluno da geografia for fazer cadeira do outro curso da geografia): de 05 (segunda) a 14 (quarta), sendo os dois últimos dias com todos os de outros cursos junto.

Matrícula especial de Geografia para outros cursos (quando aluno da geografia for fazer cadeira em outro curso UFPel): solicitar pelo e-mail col.geografia@hotmail.com autorização (podem fazer antes e buscar assim que o e-mail for retornado) e ir no colegiado do curso alvo de 13 (terça) a 14 (quarta) – importante verificar se a disciplina de interesse tem as vagas no site, mural ou diretamente com o colegiado alvo para evitar fila.
Matrícula especial de outros cursos para Geografia (quando aluno de outro curso UFPel for fazer cadeira na geografia): providenciar a autorização de matrícula com o seu colegiado e preencher o formulário que estará disponível no site do curso de 12 (segunda) a 14 (quarta) – no blog do curso na sexta (09) estará disponível as disciplinas com vaga, se não constar vaga lá é porque não há vaga autorizada pelo professor. Se a autorização não constar nome da disciplina não tem problema, mas se constar somente poderá se matricular naquela que consta. Rasuras não são aceitas, pois se o seu colegiado somente deu autorização para aquela disciplina, foram eles que não autorizaram a se matricular na outra. O formulário deverá ser entregue no dia seguinte ao da solicitação, ou seja, quem solicitou dia 12, deverá entregar até dia 13 no caso da confirmação da vaga ou a vaga ficará para o próximo interessado na classificação.

Ordem de matrícula: na matrícula online o sistema não considera quem solicitou primeiro, mas se está regular e quem tem melhor média/aproveitamento no curso.

Na correção de matrícula e na matrícula especial será considerado da seguinte forma:

– 1º critério: DIA da solicitação. Serão processadas todas as solicitações do referido dia para passar ao dia seguinte. Logo, a última pessoa classificada no dia 1 ficará a frente da primeira pessoa classificada no dia 2.

– 2º critério: Regulares: alunos com matrícula 1910 têm preferência para disciplinas do 2º semestre, 1820 para o do 3º, e assim por diante.

– 3º critério: antiguidade: (quanto mais antiga a matrícula, mais a frente na classificação).

4º critério: mais disciplinas cursadas no currículo.

5º critério: (em caso de tudo anterior ter ficado empatado) horário da solicitação.

Direito à vaga nas disciplinas: O direito à vaga é restrito aos alunos regulares (ou seja, aqueles que estão totalmente alinhados ao semestre que deveriam estar quando do ingresso) que fazem a matrícula online. Se perder a matrícula online, na correção de matrícula NÃO HÁ o direito à vaga e ai entra na ordem de chegada pelas possíveis vagas que tenham sobrado.

Optativas: apesar das optativas aparecerem no horário para alguma turma específica de um dos cursos, são liberadas para alunos tanto da licenciatura quanto do bacharel. Se ela aparecer no sistema pode solicitar online, se não teria que fazer a matrícula dela a partir do formulário de matrícula especial.

EXTRAS (TODOS OLHEM COM ATENÇÂO):

Antropologia 2, pendente para diversas turmas, está ofertada terça-feira a noite.

Também para quem está pendente de Antropologia 2 (que é bastante gente, tenho certeza disso), o curso de Antropologia nos disponibilizou 15 vagas na disciplina de “Antropologia e Meio Ambiente” ofertada por eles, que será no turno da tarde de quarta-feira. Quem fizer terá aproveitamento para Antropologia 2 posteriormente, sendo uma oportunidade de recuperar tal cadeira mesmo em um horário fora da grade. Para solicitar tal vaga, basta enviar um e-mail ao colegiado, até o fim do período de correção de matrículas, para comporem a lista que enviarei para o curso de Antropologia. Informar nome completo e matrícula no e-mail.

Há a oferta da optativa Geologia do Quaternário, 1 turma quarta-feira nos 2 primeiros da noite, outra turma quinta-feira nos 2 últimos da noite.

Há a oferta para quem tiver pendente de Leitura e Produção de Textos em Geografia, quem não recuperar ela nessa ocasião, terá que localizar e realizar uma similar futuramente (provavelmente maior).

Produção do Espaço Geográfico de Pelotas, que também possui pendentes, está ofertada quinta-feira nos 2 primeiros da noite.

1º semestre:

Para os ingressantes SISU/PAVE, a sua matrícula é feita diretamente no CRA, conforme a seleção do ENEM. A inclusão de disciplinas será feita no colegiado posteriormente. Quem por acaso cursou geografia-licenciatura ou iniciou a geografia-bacharelado em outra instituição de ensino e tenha disciplinas a aproveitar, sugiro que entre em contato com o colegiado até a primeira semana de aula, pois poderá ser feita alteração na sua matrícula de modo a seu benefício.

Atestado de matrícula você tirará pelo cobalto (sistema acadêmico da UFPel), porém só poderá ser fornecido com o semestre já em andamento, pois a inclusão da matrícula será feita no futuro (para a maioria talvez já esteja disponível, pois já inclui os que já existem, mas quem ainda está no processo de inclusão não terá acesso).

A confirmação de matrícula, citada no dia quando você entregou a documentação é no período de 15 a 16 de agosto de 2019. Será alertado pelo e-mail cadastrado e em aula, mas a responsabilidade de vir ao colegiado assinar tal documento é do aluno. Caso não assinado, perderá a vaga.

2º semestre:

Sua matrícula é feita individualmente pelo sistema cobalto, na aba “aluno -> cadastros -> solicitação de matrícula”, no período de 26 a 30/jul. Para realizar, basta selecionar as disciplinas que irá cursar e clicar em salvar. Posteriormente, em 1º/ago, verificar se conseguiu todas as cadeiras solicitadas. Caso necessário, o colegiado estará disponível para auxiliá-los na operacionalização do site, bastando dirigir-se ao local (horários no início do post).

3º semestre:

Deve aparecer tudo certo, caso contrário é algo não previsto e é importante que algum aluno notifique o colegiado.

4º semestre:

As disciplinas de “Teoria e Prática Pedagógica” e “Fundamentos Psicológicos da Educação”, obrigatórias no currículo, constarão na matrícula de disciplinas universais. É importante que a solicitação dessa disciplina (principalmente se ocorrer na correção) seja feita no inicio do prazo, pois como a mesma é ofertada pela FAE para todas as licenciaturas, poderão faltar vagas. Caso isso ocorra, tentaremos resolver posteriormente, mas é melhor não correr esse risco desnecessariamente.

Quem quiser cursar “Teoria e prática pedagógica” ou “Fundamentos Psicológicos da Educação” em outro horário disponível poderá fazê-lo, porém o local das aulas deverá ser conferido com a FAE, pois já que será ofertado para outro curso, provavelmente sua localização seja no curso alvo. Geralmente eles enviam a alocação de salas das turmas dessas disciplinas, quando fizerem (se fizerem) eu enviarei a imagem informando, mas costuma ocorrer depois do período de matrículas.

A disciplina de “Metodologia 3” possui 2 turmas, 1 no final da tarde de sexta-feira, outra no inicio da noite de sexta-feira. Quem puder realizá-la a tarde faça, pois a turma noturna não comportará todos os alunos.

5º semestre:

Sexta-feira está vaga, conforme o horário disponibilizado. É uma boa opção para pegar disciplinas pendentes, ou optativas, seja no seu curso, seja na licenciatura (matrícula especial, via formulário), seja em outros cursos da UFPel (matrícula especial, com o colegiado alvo). Evidente que para ser considerada optativa necessita minimamente ter alguma relação com a formação pretendida. Basquete, musculação, como exemplos, a não ser que tenha muita relação com o TCC planejado, não se justificaria. Ainda seria possível realizar, mas já cientes que seria apenas para fins pessoais, não contando como as optativas necessárias para o curso.

6º semestre:

A disciplina de Estágio possui 3 turmas, a 1ª é da Rosa, a 2ª da Liz e a 3ª da Rosangela. Sugiro que se distribuam nos horários, se sobrecarregarem na turma de uma, ficará sem a vaga e na correção terá que incluir em quem estiver disponível.

7º semestre:

Deve aparecer tudo certo, caso contrário é algo não previsto e é importante que algum aluno notifique o colegiado.

8º semestre:

Obrigatório para aluno regular do 8º semestre é Pós estágio e seminário de monografia.

A disciplina de “Seminário de Monografia” tem turma específica para cada professor. NÃO É para todo mundo se matricular na turma 1. A turma referente ao professor está no link abaixo. (T e P significam o mesmo, atentem ao número, não à letra).

As “Atividades Complementares”, que constam em seu currículo, não necessitam de matrícula. Para cumpri-las basta trazer os certificados (original e cópia) ao colegiado no andamento do semestre. Sugiro que não deixe para as últimas semanas, pois se ficar faltando algo poderá ser tarde para resolver as pendências.

CORRIGIDO EM 25/07: