Voltar para II ALFAMATSUL – 2021 – UFPel

Inscrições no evento

Incrições no evento (totalmente remoto)  INSCRIÇÕES GRATUITAS

Formas de participação – cirandas

O evento não prevê a participação na qualidade de ouvinte. Podem participar todos aqueles que estiverem dispostos a escutar, falar, ensinar e aprender sobre Matemática. Há uma única modalidade de participação para aqueles que querem frequentar os encontros, que contempla: observar as exposições e ações realizadas, bem como interagir nas cirandas e compartilhar experiências.

Aceita-se a participação com a apresentação de trabalhos em duas modalidades.

(a) Relatos de pesquisa: para aqueles que querem comunicar a sua experiência em investigação, seja em andamento ou concluída, a fim de discutir e qualificar seu trabalho através da interlocução com outros colegas;

(b) Relatos de experiências: para aqueles que querem comunicar a sua experiência em prática pedagógica, seja uma atividade ou uma dificuldade que não conseguem avançar, a fim de discutir a prática de sala de aula e as ações pedagógicas empreendidas através da interlocução com outros colegas.

(NOVO)

Cada trabalho deve ter um autor inscrito como apresentador, o qual fará a submissão do texto na sua inscrição e indicará os nomes dos co-autores (até dois no relato de experiência e até três no relato de pesquisa). Nenhum autor pode ser apresentador de mais de um trabalho, porém poderá constar como co-autor em outros trabalhos.

Os trabalhos poderão ter, no máximo, 02 (dois) co-autores [relato de experiência] e 03 (três) co-autores [relato de pesquisa], os quais devem obrigatoriamente se inscrever no evento.  Se os co-autores  não realizarem a inscrição, o trabalho terá sua inscrição eliminada, cabe ao autor-apresentador solicitar aos co-autores que se inscrevam.

Todos os trabalhos serão selecionados para apresentação no evento, visto que o objetivo das cirandas é a qualificação dos textos a partir dos debates realizados nas salas. Após as considerações nas cirandas, os autores terão até 30 de novembro para envio do texto final revisado com as sugestões dos pares, para compor os Anais do Evento.

Todas as apresentações serão no sábado, 06 de novembro, das 10h30 às 13h, com um total de 06 (seis) trabalhos por sala. Serão aceitos até 120 trabalhos com prioridade aos resumos submetidos por participantes do extremo-sul gaúcho. Os demais trabalhos serão aceitos por ordem de inscrição.

Forma de apresentação dos trabalhos

Os modos de apresentação dos trabalhos inspiram-se na prática  proposta pela Professora Maria do Carmo Galiazzi para a formação de professores: as rodas de conversa. Essas rodas têm a intenção de uma formação acadêmico-profissional na composição de uma comunidade aprendente. A escrita como potência de si e de melhora da prática pedagógica é uma aposta. As rodas de conversa que propomos trazem a ideia das cirandas:

“A ciranda em nossa cultura funde diferentes linguagens e aciona instâncias racionais e sensíveis de seus participantes, constituindo-se em uma manifestação de congraçamento e alegria individual e coletiva que tem raízes portuguesas […] Na cultura brasileira, muito presente na brincadeira de crianças, tem conteúdo socioafetivo e expressão simbólica que favorecem o desenvolvimento físico, emocional e intelectual dos participantes. É uma dança democrática que não estabelece hierarquia. Não tem solista” (2013, p. 158).

Assim, as cirandas giram e trazem um aspecto lúdico e dinâmico para a formação. As rodas de conversa deste evento girarão na medida em que os participantes serão organizados em grupos com até seis participantes, aproximadamente, que, ainda, serão organizados em duplas.

Com o fim dos prazos de submissão dos trabalhos, todos os participantes receberão a informação da sala que participarão e de quem serão os seus colegas de ciranda. Não é preciso desidentificar os trabalhos. Pelo contrário, queremos nos conhecer. Todos poderão e deverão ler os trabalhos dos colegas, mas, em especial, as duplas deverão ler o trabalho do colega e devolver antes do evento. A apresentação deve se sustentar na oralidade do relato e na contação da história. Sugerimos que não sejam usados recursos visuais muito complexos. A ideia é que possamos falar e conversar com tranquilidade, de modo que a expectativa é que cada trabalho seja discutido por meia hora em fala livre e espontânea. Há de se superar a timidez e praticar a escuta amorosa e acolhedora da exposição do outro. Há templates disponíveis para orientar a escrita.

Referências

GALIAZZI, M. C.. Cirandar: rodas de investigação desde a escola. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2013.

  • Como anunciado acima, são duas modalidades de inscrição de trabalhos, ambas no formato resumo expandido: Relato de Experiência e Relato de Pesquisa.
  • Acessa os templates abaixo para maiores informações e já aproveita para escrever teu trabalho!

Template para RELATO DE PESQUISA

Template para RELATO DE EXPERIÊNCIA

As inscrições deverão ser realizadas clicando aqui!!! 

Dúvidas envie e-mail para geemai.ufpel@gmail.com

Datas importantes
Inscrição do autor apresentador com envio do trabalho: até 09 de setembro ATE 26 DE SETEMBRO
Inscrição dos co-autores: de 10 a 19 de setembro (NOVO) DE 10 DE SETEMBRO ATÉ 01 DE OUTUBRO NOVO!!! CO-AUTORES PODEM SE INSCREVER AQUI
1ª rodada de leitura das duplas: entre 20 de setembro e 12 de outubro  ENTRE 02 E 20 DE OUTUBRO
Cirandas: 05 e 06 de novembro
Envio da versão final para publicação em anais: 30 de novembro