ALFAMATSUL

Encontro de Alfabetização Matemática do extremo sul gaúcho – ALFAMATSUL

 

O I Encontro de Alfabetização Matemática do extremo sul gaúcho – ALFAMATSUL, aconteceu em 2019 na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O evento está previsto para acontecer anualmente, reunindo pesquisadores, professores e demais interessados na alfabetização matemática.

Foco do Evento

As instituições públicas de ensino superior do extremo sul gaúcho têm desenvolvido uma série de ações e estudos sobre Alfabetização Matemática. Esses estudos têm se entrelaçado de diferentes maneiras e com intensas interações. Agora é a hora de encontrarem-se.
Encontro é uma palavra definida pelo ato de chegar até uma pessoa ou coisa, a qual se encontra. Encontro é também choque, colisão, jogo, partida. É achar e descobrir. Nessa polissemia da palavra encontro temos a intenção de propor um espaço e um tempo de reunião de amigos, colegas, pesquisadores, professores e das múltiplas dimensões que o humano pode ter a fim de discutir Alfabetização Matemática.
Falamos de alfabetização em uma perspectiva do letramento, isto é, de leitura de mundo, a qual extrapola a decodificação da palavra. Alfabetizar em Matemática envolve a compreensão e a construção de processos de leitura de situações que envolvem noções, conceitos e procedimentos iniciais sobre Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística. Também falamos dos processos pedagógicos, tais como planejar, ensinar, avaliar, etc.
A pesquisa na área do Ensino não se dissocia da sala de aula e do trabalho pedagógico. É esse encontro entre professores-pesquisadores que atuam e pesquisam sobre a Matemática inicial que visamos proporcionar. O evento contempla comunicações científicas, para aqueles que estão em formação inicial (graduação) ou continuada (pós graduação) ou realizam pesquisas sobre o tema, bem como valoriza, com especial destaque, as ações práticas e as reflexões dos professores através dos seus relatos de experiência e reflexão.

 

Formas de participação

Podem participar todos aqueles que estiverem dispostos a escutar, falar, ensinar e aprender sobre Matemática. Há diferentes modalidade de participação para aqueles que querem frequentar os encontros: observar as exposições e ações realizadas com ouvinte, apresentar relatos de pesquisas e/ou compartilhar relatos de experiências.

Aceita-se a participação com a apresentação de trabalhos em duas modalidades:

(a) Relatos de pesquisa: para aqueles que querem comunicar a sua experiência em investigação, seja em andamento ou concluída, a fim de discutir e qualificar seu trabalho através da interlocução com outros colegas;

(b) Relatos de experiências: para aqueles que querem comunicar a sua experiência em prática pedagógica, seja uma atividade ou uma dificuldade que não conseguem avançar, a fim de discutir a prática de sala de aula e as ações pedagógicas empreendidas através da interlocução com outros colegas.

I ALFAMATSUL – 2019 – FURG

I Encontro de Alfabetização Matemática do extremo sul gaúcho (ANAIS DO EVENTO) 8 e 9 de novembro de 2019 Cidade do Rio Grande – Rio Grande do Sul Instituições parceiras Universidade Federal do Rio Grande – FURG Universidade Federal de Pelotas – UFPel Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Instituto Federal Sul-Rio-grandense – IFSUL Comitê …

II ALFAMATSUL – 2021 – UFPel

 (05 e 06 de novembro de 2021) Comitê Executivo Antônio Maurício Medeiros Alves – UFPel João Alberto da Silva – FURG João Carlos Pereira de Moraes – UNIPAMPA Marta Pozzobon – UFPel Rafael Montoito Teixeira – IFSul Rita de Cassia de Souza Soares Ramos – UFPel Thais Philipsen Grutzmann – UFPel Vinicius Carvalho Beck – IFSul …