I Encontro de Alfabetização Matemática do extremo sul gaúcho (ANAIS DO EVENTO)
8 e 9 de novembro de 2019
Cidade do Rio Grande – Rio Grande do Sul
Instituições parceiras
Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
Instituto Federal Sul-Rio-grandense – IFSUL
Comitê Executivo
João Alberto da Silva – FURG
Antônio Maurício Medeiros Alves – UFPel
Marta Pozzobon – UNIPAMPA
Vinicius Carvalho Beck – IFSul
Formas de apresentação dos trabalhos
Os modos de apresentação dos trabalhos inspiram-se na prática que a FURG vem adotando já há algum tempo para a formação de professores: as rodas de conversa. Essas rodas têm a intenção de uma formação acadêmico-profissional na composição de uma comunidade aprendente. A escrita como potência de si e de melhora da prática pedagógica é uma aposta. As rodas de conversa que propomos trazem a ideia das cirandas, as quais temos aprendido com a querida e estimada colega Professora Maria do Carmo Galiazzi . Ela e seus colaboradores nos ensinam que “a ciranda em nossa cultura funde diferentes linguagens e aciona instâncias racionais e sensíveis de seus participantes, constituindo-se em uma manifestação de congraçamento e alegria individual e coletiva que tem raízes portuguesas […] Na cultura brasileira, muito presente na brincadeira de crianças, tem conteúdo socioafetivo e expressão simbólica que favorecem o desenvolvimento físico, emocional e intelectual dos participantes. É uma dança democrática que não estabelece hierarquia. Não tem solista” (GALIAZI, 2013, p. 158).
Assim, as cirandas giram e trazem um aspecto lúdico e dinâmico para a formação. As rodas de conversa deste evento girarão na medida em que os participantes serão organizados em grupos com seis participantes, aproximadamente, que, ainda, serão organizados em duplas. Com o fim dos prazos de submissão dos trabalhos, todos os participantes receberão a informação da sala que participarão e de quem serão os seus colegas de ciranda. Não é preciso desidentificar os trabalhos. Pelo contrário, queremos nos conhecer. Todos poderão e deverão ler os trabalhos dos colegas, mas, em especial, as duplas deverão ler o trabalho do colega e devolver antes do evento. A apresentação deve se sustentar na oralidade do relato e na contação da história. Sugerimos que não sejam usados recursos visuais muito complexos. A ideia é que possamos falar e conversar com tranquilidade, de modo que a expectativa é que cada trabalho seja discutido por meia hora em fala livre e espontânea. Há de se superar a timidez e praticar a escuta amorosa e acolhedora da exposição do outro. Há templates disponíveis para orientar a escrita.
Datas importantes
Envio dos trabalhos: até 09 de setembro
1ª rodada de leitura das duplas: entre 20 de setembro e 12 de outubro
Cirandas: 8 e 9 de novembro
Envio da versão final para publicação em anais: 30 de novembros
Os templates para envio de trabalho estão disponíveis para download a seguir:
Investimento
Professores que já participam do Programa de Alfabetização Matemática do GEEMAI: gratuito
Acadêmicos de graduação: R$ 30,00
Professores da Educação Básica nas redes municipal e estadual: R$ 30,00
Acadêmicos de pós-graduação: R$ 50,00
Demais participantes: R$ 70,00
Dados para realização do depósito IDENTIFICADO:
Banco do Brasil
Thaís Daltoé
Agência: 0423-5
Conta: 23.301-3
Conta poupança
Variação: 51
Referências
GALIAZZI, M. C.. Cirandar: rodas de investigação desde a escola. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2013.
Mais informações podem ser obtidas pelas redes sociais do evento:
@alfamatsul ou pelo email geemai.furg@gmail.com
Site do evento: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/1035