Voltar para ALFAMATSUL

II ALFAMATSUL – 2021 – UFPel

 (05 e 06 de novembro de 2021)

Comitê Executivo
Antônio Maurício Medeiros Alves – UFPel
João Alberto da Silva – FURG
João Carlos Pereira de Moraes – UNIPAMPA
Marta Pozzobon – UFPel
Rafael Montoito Teixeira – IFSul
Rita de Cassia de Souza Soares Ramos – UFPel
Thais Philipsen Grutzmann – UFPel
Vinicius Carvalho Beck – IFSul

Foco e Escopo

As instituições públicas de ensino superior do extremo sul gaúcho têm desenvolvido uma série de ações e estudos sobre Alfabetização Matemática. Esses estudos têm se entrelaçado de diferentes maneiras e com intensas interações. O Encontro de Alfabetização Matemática do Extremos Sul Gaúcho, organizado pelo Grupo de Estudos em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais (GEEMAI) propõe a hora desses pesquisadores, professores, alunos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática e demais interessados no assunto, encontrarem-se.
Encontro é uma palavra definida pelo ato de chegar até uma pessoa ou coisa, a qual se encontra. Encontro é também choque, colisão, jogo, partida. É achar e descobrir. Nessa polissemia da palavra encontro temos a intenção de propor um espaço e um tempo de reunião de amigos, colegas, pesquisadores, professores e das múltiplas dimensões que o humano pode ter a fim de discutir a Alfabetização Matemática de crianças, jovens e adultos.
Falamos de alfabetização em uma perspectiva do letramento, isto é, de leitura de mundo, a qual extrapola a decodificação da palavra. Alfabetizar em Matemática envolve a compreensão e a construção de processos de leitura de situações que envolvem noções, conceitos e procedimentos iniciais sobre Números e Operações, Grandezas e Medidas, Geometria, Álgebra, Estatística, Probabilidade e Combinatória. Também falamos dos processos pedagógicos, tais como planejar, ensinar, avaliar, etc.
A pesquisa na área do Ensino não se dissocia da sala de aula e do trabalho pedagógico. É esse encontro entre professores-pesquisadores que atuam e pesquisam sobre a Matemática inicial que queremos proporcionar. O evento contemplará as comunicações de pesquisa, para aqueles que estão em formação ou realizam estudos sobre o tema, bem como valorizará, com especial destaque, as ações práticas e as reflexões dos professores através dos seus relatos de experiência e reflexão.

 

PROGRAMAÇÃO – NOVO !!!

 

Datas importantes
Inscrição do autor apresentador com envio do trabalho: até 09 de setembro ATE 26 DE SETEMBRO
Inscrição dos co-autores: de 10 a 19 de setembro (NOVO) DE 10 DE SETEMBRO ATÉ 01 DE OUTUBRO NOVO!!! CO-AUTORES PODEM SE INSCREVER AQUI
1ª rodada de leitura das duplas: entre 20 de setembro e 12 de outubro  ENTRE 02 E 20 DE OUTUBRO
Cirandas: 05 e 06 de novembro
Envio da versão final para publicação em anais: 30 de novembro

 

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

 

   

Inscrições no evento

Incrições no evento (totalmente remoto)  INSCRIÇÕES GRATUITAS Formas de participação – cirandas O evento não prevê a participação na qualidade de ouvinte. Podem participar todos aqueles que estiverem dispostos a escutar, falar, ensinar e aprender sobre Matemática. Há uma única modalidade de participação para aqueles que querem frequentar os encontros, que contempla: observar as exposições …