GBEM: 2018 e desafios para 2019

O Grupo Brasileiro de Estudos sobre Multimorbidade (GBEM) encerra o ano de 2018 com a realização de diferentes ações e planejamento de atividades para 2019. O grupo, criado em 2016, objetiva avançar no conhecimento da multimorbidade no Brasil.

O principal objetivo do GBEM para 2019 é a criação da proposta de uma lista brasileira de morbidades para a definição operacional da multimorbidade. Essa tarefa exigirá um grande esforço do grupo e articulação com pesquisadores, atores sociais e sociedades científicas interessadas em contribuir com a proposta. A criação da lista poderá ser uma marco importante para a área no Brasil e pode auxiliar na maior comparabilidade entre os estudos realizados.

Em 2019, o grupo dar pretende dar continuidade às atividades desenvolvidas em 2018 para impulsionar, ainda mais, o interesse pela área de multimorbidade no Brasil. O crescimento de artigos, dissertações e teses sobre o tema expressa esse direcionamento. As produções científicas de integrantes do grupo podem ser visualizadas aqui.

Outra atividade que será fortalecida, em 2019, é a série #DivulgaGBEM, lançada em 2018 pelo grupo, coordenada pela pesquisadora Natália Flores. Com ela, o GBEM aproxima suas pesquisas científicas de diferentes públicos que possam ter interesse no tema. Alguns vídeos da série podem ser visualizados no site do grupo.

A avaliação do ano de 2018 ocorreu no reunião anual do grupo, realizada no dia 23 de novembro, com participação presencial e online dos pesquisadores. A reunião foi coordenada pelos fundadores do grupo: Bruno P Nunes, Doralice S da Cruz e Sandro R Batista. Além do balanço das atividades, a reunião também serviu para a discussão da forma de organização do GBEM buscando garantir os valores do grupo: transparência, integridade, coletividade e inovação. Para os coordenadores do grupo, “o GBEM busca unir a produção científica sobre a temática com a formação de recursos humanos capazes de melhorar, difundir e aprofundar o conhecimento produzido. Por isso, o GBEM sempre estará aberto aos pesquisadores interessados no tema”.

Para a coordenação do GBEM, é uma satisfação estarmos conseguindo dar uma identidade ao grupo graças ao esforço e interesse de tod@s. Contamos com a participação dos pesquisadores e colaboradores internacionais do grupo nos desafios para o ano de 2019.

Coordenação do GBEM.