Visita técnica: Estância de vinhos Guatambu

Sustentabilidade empresarial: análise do modelo adotado na Estância de vinhos Guatambu
Os alunos do Curso de Gestão Ambiental da UFPel, sob orientação da Médica Veterinária e Professora Fernanda Medeiros Gonçalves, estiveram visitando a Estância de vinhos Guatambu, localizada em Dom Pedrito, neste sábado (11) para uma análise das práticas de gestão ambiental adotadas para melhor aproveitamento e utilização dos recursos ambientais na empresa. Na ocasião, alunos e professora foram recebidos pelo próprio proprietário do empreendimento, Valter José Pötter. A concepção de sustentabilidade foi adotada desde a construção do prédio até o descarte dos resíduos gerados, sendo um modelo de referência no Brasil e na América latina. Dentre as diversas ferramentas de gestão ambiental adotadas, destaca-se a captação da água da chuva e o projeto do parque solar, ambos buscando a auto-suficiência em água e energia. Adicionalmente à empresa mantém parceria com a UFPEL através dos grupos de pesquisa Núcleo GAPA e NUPEEC, os quais estudam a viabilidade de utilizar os coprodutos gerados no processo de vitivinificação na alimentação animal. Os resultados contribuirão em aspectos ambientais, tecnológicos e científicos, além da formação de estudantes-colaboradores nos grupos envolvidos.
Guatambu 1Guatambu 2

Publicado em 15/04/2015, na categoria Sem categoria.