Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul

O Programa ECIRS (Elementos Culturais da Imigração Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul), integrado ao Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS, teve início em 1978, como um projeto de pesquisa. Desde sua criação, dedica-se ao levantamento e ao registro dos bens culturais oriundos da imigração e colonização italiana no nordeste do Estado gaúcho, com destaque para o artesanato, a arquitetura, a culinária, o trabalho, o lazer e a religiosidade dos imigrantes e de seus descendentes que se estabeleceram na região.

A partir da década de 1990, o Programa Ecirs também passou a atuar em projetos de salvamento do patrimônio histórico e cultural de áreas atingidas pela construção de barragens e de usinas hidrelétricas, localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Desses trabalhos, vários acervos documentais foram formados, como é exemplo o Acervo Fotográfico.

O acervo de fotografias é constituído por mais de 50 mil imagens, distribuídas em diferentes suportes: negativos em película de 35mm e 120mm (em cor e em p&b), diapositivos de 35mm (em cor), positivos em papel (em cor e em p&b) e positivos em digital de alta resolução. A quase totalidade dessas imagens foi produzida por dois fotógrafos: Aldo Toniazzo (ainda atuante) e Ary Trentin (falecido em 2002).

Atualmente, o Acervo Fotográfico vem passando por procedimentos de conservação, o que engloba a triagem, a higienização, a classificação, a guarda dos suportes em novas embalagens de acondicionamento e a digitalização das imagens. Em 2011, um banco de imagens on-line foi desenvolvido para atender a demanda de pesquisas da comunidade acadêmica e em geral. Já são mais de 33 mil fotos disponíveis à consulta, todas indexadas com informação de assunto, local, data e autoria, além de palavras-chave, o que permite uma navegação rápida e fácil. Disponível no endereço: