Museu Estadual do Carvão

O Museu Estadual do Carvão, localizado em Arroio dos Ratos, município gaúcho situado a 54 km de Porto Alegre, foi criado em 31 de março de 1986 com o objetivo de preservar o patrimônio histórico-cultural da mineração do carvão no Rio Grande do Sul.

O local é uma referência da Região Carbonífera do Baixo Jacuí, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul (IPHAE/RS). Possui um importante acervo museológico e arquivístico, registrando a história da mineração carbonífera gaúcha: ferramentas e utensílios de extração mineral, peças em porcelana para eletricidade, tijolos refratários vindos da Europa, fotografias, livros, mapas, entre outros objetos e documentos históricos, além das ruínas do antigo “Poço 1”, inaugurado em 1908.

No prédio da exposição museológica, restaurado em 1994, funcionou a primeira Usina Termoelétrica movida a carvão mineral do Brasil, de 1924 a 1956, construída pela Companhia Estrada de Ferro e Minas de São Jerônimo.

Além de se tratar de um depositário da história da mineração gaúcha, o Museu atua como um Centro Cultural de acolhida e promoção das mais diferentes linguagens da cultura, propondo ações educativas com as escolas, especialmente sobre o tema preservação (em seu sentido amplo), fomentando o sentimento de apropriação e de pertencimento nas comunidades.

Entre as diversas ações e atividades, em parceria com as comunidades, realizamos as oficinas de higienização e organização preliminar de fotografias e documentos históricos, visitas mediadas, oficinas de teatro, coral e dança, grupo escoteiro, subsídios para pesquisas escolares e acadêmicas, entre outras.

Destacamos as oficinas de higienização básica e organização preliminar de documentos históricos sobre a mineração: massa documental do antigo Consórcio Administrador de Empresas de Mineração (CADEM) – “Projeto Uma Luz no Fim do Túnel”, coordenado pelo Profº. Dr. Benito Bisso Schmidt (UFRGS).

E as oficinas de higienização básica e organização preliminar do acervo fotográfico do Museu Estadual do Carvão – mais de 2.400 fotografias já foram identificadas, muitas relacionadas com a temática do trabalhador: as oficinas são realizadas através da ação voluntária da historiadora Jéssica de Lima e de acadêmicos de História.

Neste mundo em constante transformação, o conceito de museu estático está sendo substituído pelo conceito de museu dinâmico, isto é, os equipamentos culturais precisam interagir com a comunidade, estimulando o debate e ações cidadãs, apontando – em conjunto – novos horizontes para o desenvolvimento regional, pois os museus devem ser entendidos como instituições a serviço da sociedade e com importante papel (função social) na formação da consciência das comunidades.

O funcionamento do Museu Estadual do Carvão é de terça a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, e nos domingos e feriados das 13h às 17h. O endereço é Rua Professora Silvana Narvaez, 61, Arroio dos Ratos/RS – CEP: 96.740-000. Entrada franca.

Telecentro Comunitário com sinal wireless gratuito, de segunda a sábado (exceto feriados), sempre das 08h30 às 17h30. Entrada franca.

Para obter outras informações sobre o cotidiano do Museu Estadual do Carvão ou sobre a programação/ações/atividades:

Endereço eletrônico (e-mail): mcarvao@sedac.rs.gov.br

Facebook (Page) = Museu Estadual do Carvão