Inep divulga resultados preliminares da Avaliação Nacional da Alfabetização

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem (22), os resultados preliminares dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental que participaram da Avaliação Nacional da Alfabetização. Nesse primeiro momento, as escolas podem consultar os resultados, e caso haja discordância, poderão interpor recurso até o dia 5 de junho. A divulgação dos resultados finais deverá ser publicada em agosto, quando a imprensa, os gestores públicos e demais interessados terão acesso aos dados da avaliação.

A ANA avalia os níveis de alfabetização em língua portuguesa, a alfabetização em matemática e as condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. Todos os estudantes do 3º ano do ensino fundamental regularmente matriculados nas escolas públicas no ano da ANA são avaliados. Em 2016, 2,5 milhões de estudantes fizeram o teste.

A última aplicação, feita em 2014, revelou que cerca de 56% dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas não conseguiram resolver alguns tipos de problemas com números naturais maiores de 20 e a verificação de horas no relógio analógico. Em leitura, mais da metade dos alunos não conseguem localizar as informações em textos de maior extensão, e nem identificar um pronome pessoal. No caso do teste escrito, cerca de 65% alcançaram os melhores graus de avaliação, tendo capacidade para escrever palavras com diferentes estruturas silábicas e texto coerentes.

Publicado em 23/05/2017, nas categorias Agência Brasil / EBC, Notícias.