Remo: Beatriz Tavares e Lucas Verthein garantem vaga para as Olimpíadas e tentarão a conquista da primeira medalha olímpica no esporte para o Brasil

A equipe brasileira de Remo já possui representantes para as Olimpíadas em Paris 2024. O Brasil garantiu duas vagas após disputar o torneio Pré-Olímpico das Américas de Remo ocorrido entre os dias 14 e 17 de março, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Na manhã de 16 de março, Beatriz Tavares e Lucas Verthein venceram as provas de Single Skiff no Pré-Olímpico continental e garantiram presença na maior competição esportiva do mundo. Com o resultado, o remo brasileiro enviará a Paris, ao menos o dobro de representantes das últimas Olimpíadas em Tóquio 2020, já que o único brasileiro no Japão foi o atleta Lucas Verthein. Lucas irá para sua segunda Olimpíada consecutiva e dessa vez, o medalhista de ouro no Pan-Americano de Santiago 2023, tentará melhorar sua marca, quando chegou às semifinais e ficou com o 12º lugar em Tóquio 2020.

O Pré-Olímpico das Américas de Remo

Nesta edição da competição garantiram vagas para as Olimpíadas de Paris 2024 os cinco primeiros colocados nas competições de single skiff e os dois primeiros nas provas de double skiff. Cada país poderia competir com apenas um barco por regata e obter até duas vagas para Paris

A competição continental que garantiu as duas vagas olímpicas para o Brasil contou com uma equipe composta por seis atletas, que competiram em quatro provas. A representante do Botafogo Beatriz Tavares, conquistou o primeiro lugar na categoria single skiff feminino. Primeira atleta do Brasil a competir no último dia de regatas na Lagoa Rodrigo de Freitas, Beatriz não deu chances para sua principal adversária: Kenia Lechuga, do México, ouro nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. A brasileira já largou na frente, imprimiu um ritmo forte ao longo de toda a prova e manteve a posição até o fim, completando o percurso de 2 mil metros com o tempo de 8:13.54, dois segundos mais rápido que Lechuga, segunda colocada.

“Foi muito bom vencer em casa, porque eu sempre perdia quando participava de competições internacionais aqui. Pensei em parar de remar muitas vezes, já que nunca imaginei que, de fato, fosse disputar as Olimpíadas. Por isso, fiz um combinado comigo para hoje que a minha única opção seria ganhar, e deu certo”, disse a remadora, em entrevista ao Canal Olímpico do Brasil.

O remador Lucas Verthein, também representante do Botafogo, venceu a regata com um tempo de 07:24.52, seis segundos melhor do que o uruguaio Bruno Berriolo e garantiu a sonhada vaga olímpica para a França.

“É uma felicidade enorme poder representar o Brasil nos Jogos Olímpicos e vou dar o meu melhor para brigar por uma medalha. A meta é focar em melhorar os detalhes técnicos e fisiológicos. Tenho muito a melhorar ainda e estaria preocupado se terminasse essa competição sem nada para evoluir. Estou só com 25 anos e quero ir muito além, ajudando a massificar novamente o remo, como era na década de 1980”, declarou o atleta ao Canal Olímpico do Brasil.

Já os competidores brasileiros no double skiff masculino, o pelotense Piedro Tuchtenhagen, representante do Grêmio Naútico União e o santamariense Evaldo Becker, representante do Flamengo conquistaram a terceira colocação no double skiff masculino. As remadoras Isabelle Falck (Flamengo) e Manu Abreu (Botafogo) ficaram na quarta colocação no double skiff feminino e não conseguiram vagas para Paris 2024. O pelotense Piedro Tuchtenhagen tem 22 anos e é formado no Projeto Remar para o Futuro, de Pelotas. O Remar para o Futuro é uma realização da Prefeitura de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Clube Centro Português e Academia de Remo Tissot.

A classificação para Paris 2024

O país-sede tem direito a uma vaga por gênero. Também serão distribuídas duas vagas por gênero para garantir a universalidade da competição. Fora isso, os atletas já tiveram duas chances para carimbar uma vaga em Paris: o Campeonato Mundial, realizado em setembro de 2023, na Sérvia, já distribuiu mais de 100 vagas; além disso, 64 atletas (32 mulheres e 32 homens) ainda se classificaram em quatro regatas de qualificação continental. Para os brasileiros, a disputa foi o Pré-Olímpico das Américas, realizado em março de 2024, no Rio de Janeiro.

Os remadores ainda terão nova chance de garantir classificação para Paris 2024. Entre os dias 19 e 21 de maio, em Lucerna (Suíça), ocorre a seletiva mundial, que distribuirá duas vagas em cada uma das provas que integram o programa dos Jogos. Os critérios de participação dos atletas do país ainda serão divulgados pela Confederação Brasileira de Remo (CBR).

Redação: Matheus Bento

Você pode gostar...