Noite de Banquete no curso de Turismo da UFPEL

A disciplina de Gastronomia do curso de Turismo rememorou a cena dos  Grandes Banquetes gastronômicos no período da Idade Antiga (de 4000 a C. ao séc. V) até o início da Idade Média (do sec. V d. C. ao séc. XV). Os alunos da professora Caroline Ceretta organizaram um banquete com direito a lavagem de mãos, narrativas da época e serviços de mesa. Foi uma noite de cenário às escuras e com muita aprendizagem.

Para o grupo de alunos que foi desafiado, esta foi uma atividade fundamental para a aprendizagem, principalmente porque trouxe a forma lúdica e  prazerosa como ferramenta facilitadora,  onde pode-se encenar na prática as recepções glamorosas da Antiguidade. Para o aluno Igor, do segundo semestre, esta foi uma oportunidade ímpar de simular as curiosidades deste período e contar com a ajuda dos colegas para executar os serviços e recepcionar os convidados. Para o grupo que preparou o banquete, a Universidade está de parabéns por oportunizar esta atividade aos alunos, pois foi uma experiência que trouxe grandes ensinamentos através de um trabalho de sala de aula. Mesmo sem recursos e em curto prazo de tempo, os alunos venceram o desafio com dedicação, mostrando um pouco sobre a gastronomia da época, ampliando e relacionando conhecimentos, numa visão prática e de base teórica fundamentada.