Curso SBI “IMUNOLOGIA CLÍNICA”

Imagem sem descrição.
Inscrições abertas para o Curso Imunologia Clínica da SBI

Entre os dias 12 a 16 de junho (17h às 20h), a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) promove o curso “Imunologia Clínica”, que conta com a organização dos pesquisadores: Kenneth J. Gollob (Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE),  Amanda Braga de Figueiredo (HIAE) e Daniel de Oliveira Gomes (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES). O curso será realizado, ao vivo, através da plataforma Zoom e oferecerá certificado (15 horas) para os participantes.

Objetivos do curso: abordar conceitos de imunologia básica relevantes para o entendimento do papel da resposta imune na saúde humana; contextualizar aspectos imunológicos em doenças nas quais a resposta imune participa diretamente da patogenia, progressão ou proteção; abordar estratégias atuais e futuras de manipulações da resposta imune para benefício do paciente.

Público-alvo: médicos de diferentes especialidades, imunologistas, profissionais da área de saúde, pós-graduandos e residentes, alunos de graduação na área de saúde

Transmissão: as aulas do curso serão transmitidas ao vivo, pela plataforma Zoom. E não serão disponibilizadas após a realização.

Investimento: R$ 100,00 para associados adimplentes da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI)/ R$ 200,00 para demais inscritos.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS
PROGRAMAÇÃO

Dia 01 – 12 de junho (segunda-feira): Conceitos básicos e aplicados de imunologia

– Introdução ao curso;

– Resposta inata X Resposta adaptativa: componentes celulares, apresentação de antígeno e resposta inflamatória, e atividade de células NK;

– Imunorregulação: ontogenia de linfócitos T, reconhecimento de antígenos, diferenciação funcional de linfócitos T (T auxiliares, T citotóxicos e T não-clássicos).

Dia 02 – 13 de junho (terça-feira):  Imunorregulação de doenças infecciosas

– Mecanismos imunes relacionados a senescência e exaustão;

– Imunorregulação de doenças infecciosas: proteção X patologia.

Dia 03 – 14 de junho (quarta-feira): Imunorregulação e imunoterapia aplicadas ao câncer

– Resposta imune antitumoral, mecanismos de escape e resposta à terapia;

– Terapia celular: CAR-T;

– Imunoterapia com checkpoints imunológicos: avanços e aplicações.

Dia 04 – 15 de junho (quinta-feira): Imunorregulação e imunoterapia aplicadas a doenças autoimunes

– Mecanismos de doenças autoimunes;

– Avanços e aplicações em imunoterapia para doenças autoimunes.

Dia 05 – 16 de junho (sexta-feira): Vacina e imunoterapia para doenças infecciosas

– Imunoterapia para leishmanioses;

– Vacinologia em doenças infecciosas: novas perspectivas.