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Docentes

1) Rita de Cássia Morem Cossio Rodriguez

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (1990), Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Pós-doutorado em Estudos da Criança – modalidade Educação Especial, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal (2014). Docente da Universidade Federal de Pelotas no curso de Ciências Biológicas e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática/FAE/UFPEL Coordenadora adjunta da especialização em Atendimento Educacional Especializado. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem e do Núcleo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia… Desenvolve pesquisas na área de Neurociências, Necessidades Educativas Especificas, Desenvolvimento Humano, Cognição e Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista, Ensino e Aprendizagem, Políticas públicas e de inclusão, Formação de Professores, Ensino de Ciências e Biologia

2) Francele de Abreu Carlan

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela (UFSM). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – atuando no curso de Ciências Biológicas / Licenciatura. Tem experiência na área da Educação com ênfase no ensino de Ciências e Biologia, em ensino e aprendizagem e formação de professores. Atualmente é professora permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas e professora na especialização em Educação Ambiental – espaços educadores sustentáveis desta mesma instituição.

3) Giovana Rodriguez

Enfermeira da rede municipal de Santa Maria/RS. Pós-graduanda em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica pela Faculdade Censupeg (2020 – atual). Mestra em Ciências (2017 – 2019), bolsista CAPES (Demanda Social) na Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Saúde Coletiva, pela Faculdade Futura (2018). Graduada em Enfermagem (2015/2), pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Integrante como pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA), da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Perinatalidade, Parentalidade e Primeira Infância (NEPPRI), da Universidade Franciscana. Em 2013, fora aprovada em intercâmbio para a Concordia University, nos Estados Unidos.

4) Francéli Brizolla

Sou educadora, licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e realizei Mestrado e Doutorado em Educação (2000 e 2007, respectivamente) – área de política e gestão da educação – no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-RS).  Também atuei como Coordenadora do NInA – Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UNIPAMPA e participei da gestão da Universidade como Pró-Reitora Adjunta de Graduação (2013-2015). Atualmente, exerço docência: (1) no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE/campus Bagé, RS), assim como em Especializações com temáticas na educação, diversidade cultural e formação de educadores e (2) na Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (Matinhos, PR), com atuação na área da Educação Inclusiva. Também integro a equipe SEPOL – Setor de Políticas Afirmativas do Setor Litoral, atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Líder do Grupo INCLUSIVE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior, que atua com estudos e pesquisas na área da diversidade e inclusão e acessibilidade pedagógica na perspectiva da Educação para Todos.

5) Anelise do Pinho Cossio

Doutoranda em Estudos da Criança com Especialização em Educação Especial, pela Universidade do Minho. Mestre em Educação Especial com Especialização em Intervenção Precoce, pela Universidade do Minho. Especialista em Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Estimulação Precoce, pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Bacharel em Psicologia, pela Universidade do Planalto Catarinense. Investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd / UM); Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA /CNPq/ UFPel). Tem como principais interesses de investigação científica as áreas da Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais.

6) Robledo Lima Gil

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui Especialização e Mestrado conferidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPel. Durante esse período, foi Professor Substituto da Faculdade de Educação (FaE/UFPel), Estatutário da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Pelotas e da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (5ª CRE), exercendo suas funções docentes, respectivamente, nos cursos de Ciências Biológicas e de Pedagogia, no Ensino de Ciências (séries finais do Ensino Fundamental) e no Ensino de Biologia (Ensino Médio). Foi Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Professor Adjunto III da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando no Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura e Professor do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFPEL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia e Educação Ambiental.

7) Débora Schuck Jacks

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2001) , Psicopedagogia Clinica e Escolar, Capacitação em DM , Especialização em AEE. Atuou 3 anos como supervisora das bolsistas da Pedagogia do PIBID da Universidade Católica de Pelotas, foi professora do AEE na E.M.E.F Dr Joaquim Assumpção , atuou como supervisora e coordenadora no CAPTA( Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologia para a Aprendizagem) e também, professora especialista no NAI Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPEL, e professora convidada do curso de pós graduação em Atendimento Educacional Especializado e Neuropsicopedagogia da Faculdade Educar Brasil. Atualmente é diretora do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, e professora pesquisadora do Curso de aperfeiçoamento em AEE DI e TEA na UFPEL/MEC.

8) Gilsenira Rangel

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1995), Mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, lotada na Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, aquisição da língua materna, Síndrome de Down, inclusão e ensino. Coordena o projeto de Extensão Novos Caminhos, que visa a alfabetização de jovens e adultos com deficiência. Foi Tutora do Grupo PET/Educação (Programa de Educação Tutorial/MEC/SESU) de 11/2009 a 07/2016. Pós-doutoranda Unesp/ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Marília, sob a orientação da Profª. Simone Capelllini. Presidente da comissão de apoio ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPel.

9) Tatiana Lebedeff

Possui graduação em Educação Especial Habilitação Em Deficientes da Áudiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), Especialização em Formação de Professores em Educação a Distãncia pela Universidade Federal do Paraná (2002), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior na University College London – DCAL, com bolsa CAPES (2015) investigando Objetos de Aprendizagem no ensino de Línguas de Sinais. Realizou estágio Pós-Doutoral no Montgomery County Comunity College em Ambler, Pensilvânia, com bolsa CAPES (2007) investigando o Shared Reading Project da Universidade Gallaudet em Washington.  É Professora Efetiva do Programa de Pós Graduação em Letras da UFPEL. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos / GIPES. Tem experiência na área de Educação de Surdos atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, ensino de línguas Português/ Língua de Sinais, Participa, atualmente, como colaboradora do Projeto Spread the Sign. Coordena o projeto de pesquisa:?Abordagem Comunicativa, Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Línguas e o Lugar da Cultura no Ensino de Línguas de Sinais?.

10) Nádia Porto

Graduada no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (2007) e no curso de Letras/Libras Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Pós Graduada Lato Sensu em Educação de Surdos pela Universidade Federal de Pelotas(2013). Proficiente em Tradução, Interpretação em nível médio(2009) e superior(2010) na Língua Brasileira de Sinais – Libras e Proficiência no Ensino da Libras(2015), (PROLIBRAS-MEC). Possuo formação em Guia Interpretação pela AHIMSA em São Paulo (2015). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas – PPGEMAT (2019). Funcionária estatutária da Universidade Federal de Pelotas atuando como Tradutora Intérprete de Libras.

11) Ângela Soares

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas. Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional . Especialização em Deficiência Visual. Capacitação em Educação Especial e Inclusiva. Atualmente é Supervisora da Área da Deficiência Visual e Cuidadores atuando no Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para a Aprendizagem – CAPTA da Secretaria Municipal de Educação e Desporto da Prefeitura Municipal de Pelotas e Coordenadora Pedagógica do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Louis Braille. Atua como Professora na EJA na Escola Louis Braille. Coordena o Projeto de Espaço de Vivências Pedagógicas para a Produção de Jogos e Materiais Adaptados CAPTA/SMED. Supervisora e formadora do curso de Aperfeiçoamento em AEE -Deficiência Visual ofertado pela UFPEL em parceria com o MEC. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Especial e Inclusiva.

12) Maria da Graça Cunha Neves

Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México); Mestre em Letras (Linguística/Neurolinguistica) pela UCPel (Universidade Católica de Pelotas/RS). Possui graduação em Pedagogia Habilitação Supervisão Escolar, Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais. Possui formação em Psicopedagogia Clínica pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires (EPsiBA/ Argentina). É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Psicopedagogia para Pessoas com Necessidades Especiais, Neuropsicologia e em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva. Também faz Especialização em Grafologia e Neuroescrita (Espanha). Psicopedagoga Clínica do Centro de Estudos e Estimulação ao Desenvolvimento Cognitivo – CEEDEC/ ACADEMIA DO CÉREBRO (consultório Neuropsicopedagógico) em Bagé e Pelotas/RS. Membro Pesquisador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Cognição e Aprendizagem NEPCA/UFPel. Líder do NuEP NEURO (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Neurodesenvolvimento, Neurocognição, Neuroaprendizagem e Neurolinguística) CEEDEC/CONHECER+ Bagé/RS. Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Professora Pesquisadora e Formadora da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (NAI/UFPEL/CAPES/MEC), pertencente à REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/MEC. Professora em pós-graduações nas áreas de Neurociências, Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação inclusiva. Atua como consultora nas áreas Pedagógica e Psicopedagógica em instituições educacionais, empresas, jornais e revistas, bem como em cursos de formação continuada para profissionais das áreas empresarial, educacional e saúde. Perita Judicial.

13) Alline Bettin

Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas onde desenvolveu pesquisa na linha de Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais. Possui Especialização em Educação Ambiental e Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (UFPEL) . Atualmente é professora titular licenciada na rede municipal das cidades de Pelotas (RS), onde trabalha com ensino de Ciências para o Ensino Fundamental II e Informática. Atua na área de pesquisa do Ensino de Ciências e suas Tecnologias.

14) Desireé Nobre

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas(2020). Realizou estágio em Acessibilidade Cultural no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha/Portugal (2015) e Residência Profissional no Museu de Leiria/Portugal (2018). Idealizadora do projeto do livro multiformato “A casa do conselheiro”. Atualmente é Professora Substituta do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas e Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal). Pesquisadora em Acessibilidade Cultural em Museus.

 

MEMBROS DO COLEGIADO:

Rita de Cássia Morem Cossio Rodriguez;

Francele de Abreu Carlan;

Raquel Ludtke;

Mirian Pereira Bohrer;

Gessiele Corrêa.