PUBLICAÇÕES EPMU

É com alegria que trazemos a público as publicações dos Encontros de Pesquisa em Música da UFPel, evento que vem se consolidando como um espaço aberto para a divulgação e debate do quanto se faz em pesquisa em música na UFPEL e também em outras instituições.

Na primeira edição do EPMU em 2016 foram apresentados dezesseis trabalhos, número que se manteve próximo em 2017, quando foram apresentadas dezoito comunicações. Em 2018 houve um incremento de 50% nas submissões, quando o EPMU registrou a marca de vinte e sete trabalhos. Na quarta edição em 2022, mais uma vez houve um aumento de 50% nas submissões em relação à edição anterior, contabilizando 43 comunicações que resultaram em 29 artigos publicados nos Anais do evento.

Desde o início, a proposta do Encontro de Pesquisa em Música da UFPEL tem sido a de acolher, da forma mais abrangente possível, trabalhos dentro das mais diferentes temáticas, e de modo a contemplar os diversos níveis, da graduação à pós-graduação. Acreditamos que esta diversidade tem um efeito positivo, tanto na ampla socialização quanto na geração de interesse e motivação para a pesquisa, principalmente para aqueles que iniciam sua vida acadêmica como estudantes de música, seja de bacharelado ou licenciatura. As publicações dos EPMUs apresentam uma multiplicidade de temas, que contemplam áreas como etnomusicologia; musicologia histórica; estudos de performance, didática e técnica instrumental; educação musical; análise e arranjo musical.

Desde a III edição em 2018, o evento realiza chamada de textos completos para os anais. Os trabalhos recebidos dentro do prazo foram aceitos e encontram-se aqui publicados. Deste modo, estão representados os esforços de pesquisa de estudantes em diferentes momentos de suas trajetórias acadêmicas: de pesquisas avançadas, a nível de mestrado e doutorado, até trabalhos onde se ensaiam os passos iniciais – e igualmente importantes – da pesquisa em nível superior, como o recorte e problematização do tema, estudo da bibliografia e adequação à normas acadêmicas.

Somos gratos à Direção do Centro de Artes da UFPel, pelo constante apoio, aos colegas professores dos cursos de música da UFPel, Bacharelado e Licenciatura, pelo interesse e colaboração, bem como a todos os estudantes de graduação e pós-graduação que têm participado da proposta com curiosidade e entusiasmo. Que venham os próximos Encontros de Pesquisa em Música da UFPel e que possamos seguir contribuindo, através do trabalho acadêmico, para a produção do conhecimento, a promoção do pensamento e a valorização da cultura, indispensáveis para a construção de um país sério e uma sociedade humanamente saudável.

A todos uma proveitosa leitura!

 

 

     I EPMU 2016 – CADERNO de RESUMOS
     II EPMU 2017 – CADERNO de RESUMOS
     III EPMU 2018 – CADERNO de RESUMOS
     III EPMU 2019 – ANAIS
     IV EPMU 2021 – ANAIS