A oficina Encontros no Choro: Introdução e Vivência oferece atividades práticas, abertas e gratuitas que contemplam os instrumentos de sopro, cordas, percussão, cavaquinho e violões. As aulas acontecem às segundas-feiras das 17 às 21h, no Centro de Artes da UFPEL (Rua Coronel Alberto Rosa,62). Nesse período realizamos as aulas de instrumentos com turmas separadas no primeiro horário, prática de Bandão que consiste em uma orquestrinha de choro, envolvendo todes participantes e um repertório comum. Após o Bandão, realizamos a subdivisão de alunes em pequenos grupos também conhecidos como regionais para realizar uma prática de conjunto que consegue explorar mais do repertório do Choro e ao mesmo tempo ter um acompanhamento mais direcionado, com professores experientes e atentos. Além das práticas por instrumento, o projeto oferece aulas de harmonia no choro ministradas nas terças feiras das 18 às 19, também no Centro de Artes da UFPel.
Acervo do Choro de Pelotas
Vinculado ao projeto de pesquisa “Avendano Júnior a tradição do choro em Pelotas” (PRPPGI/UFPel), o Acervo é um repositório digital de memória ligado ao choro e as práticas musicais relacionadas ao cavaquinista e compositor acima mencionado e mais um grupo de diversos músicos e demais pessoas envolvidas na cena cultural da cidade, que ao longo de quase 40 anos atuaram sempre nos mais diferentes espaços da cidade de Pelotas e região, consolidando sua história, uma vasta obra e a tradição do Choro em Pelotas.
Clube do Choro de Pelotas
O Clube do Choro de Pelotas é uma associação de musicistas da cidade de Pelotas, que mantém viva a prática do Choro. O movimento que já é quase centenário na cidade, é reconhecido em todo o país e até fora dele. O Clube que iniciou suas atividades oficialmente em 2014, vem construindo ao longo desses quase 10 anos de história muitas iniciativas bonitas e de muita relevância para cidade, região e estado. Desde seu surgimento, o coletivo preza por tocar compositores pelotenses, que constroem e carregam o cenário do Choro na cidade.