O que é?

Encontros no Choro – Oficina de introdução e aperfeiçoamento  – Clube do Choro de Pelotas / UFPEL

O projeto oferece atividades práticas, abertas e gratuitas como oficinas que contemplam os instrumentos de sopro, cordas, percussão, cavaquinho e violões. A intenção deste projeto é promover um espaço de vivência e aprendizado do choro enquanto prática musical, cultural e enquanto espaço de construção de identidade. Os encontros se propõe trazer para universidade convidados, músicos, professores e pesquisadores para ofertar a prática e o conhecimento sobre este gênero musical brasileiro, muito praticado em Pelotas.

Horário: Segundas das 17h às 20h1 – Nas salas 501, 503, 511, 506 e no Auditório II do Centro de Artes. Rua Álvaro Chaves 62

 

17h  às 18h – Aulas separadas por instrumento                

18h30 às 19h Bandão (todos os alunos e professores)

19h15 às 20h Regionais de Choro divididos em diferentes grupos, salas, separando por níveis introdução, intermediário e avançado. As agrupações serão pensadas de acordo com o tempo de contato com o choro e o repertório já assimilado.

Metodologia: 

Os diferentes níveis de proficiência no choro podem ser trabalhados neste primeiro momento a partir dos arranjos permitindo que mesmo aqueles que estão iniciando possam acompanhar o repertório, e propondo para os que já tem vivência partes mais complexas e tecnicamente mais desafiadoras.

Para as práticas de regional, os repertórios serão diferentes observando a proposta de vivência para cada um dos grupos, de acordo com a familiaridade com o repertório dividido entre; introdução, intermediário e avançado.

Para os grupos de introdução podemos pensar em repertórios mais fáceis como sambas instrumentais, ou dos princípios do choro a fim de facilitar as passagens harmônicas e as levadas rítmicas, e também para os grupos mais avançados e arranjos de repertórios contemporâneos com linhas para os diferentes instrumentos.

Professores e monitores por instrumento:

Dani Ortiz, Mariana Borges e Gabriel Pinheiro – Percussão

Lucas Borba e Pedro Erler- Violão

Raul d´Ávila – Flauta

Rafael Velloso – Sax e Clarinete

Pardal e Julinho – Cavaquinho

Tiago Ribas -Violino