Área de Atuação

Máquinas Agrícolas e Irrigação

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. A sua dotação orçamentária tem origem no Governo Federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação, sendo empregada para apoiar instituições de pesquisa tecnológica, selecionadas por sua competência em diversos ramos de atividades, para que atendam às demandas de empresas do setor industrial por intermédio de acordos de cooperação (https://embrapii.org.br).

A unidade Embrapii InovaAgro está ligada à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sendo focada no setor do agronegócio que é um dos propulsores da economia brasileira, responsável por uma fração de cerca de 25% do PIB. O credenciamento desta unidade Embrapii deu-se com as seguintes competências, das quais destacamos o item: Máquinas Agrícolas e Irrigação.

A equipe de pesquisadores atuantes na competência pertinente a Equipamentos e máquinas agrícolas é formada por 4 professores, 2 doutorandos (um Engenheiro Agrícola e outro Engenheiro Eletrônico), um mestrando (Engenheiro Eletrônico) e estudantes de graduação em agronomia, engenharia agrícola e engenharia eletrônica. A qualificação dos professores é apresentada a seguir:

Ângelo Vieira dos Reis: Eng. Agrícola (UFPEL, 1988); Mestre Eng. Agrícola (Unicamp, 1993); Dr. Eng. Mecânica (UFSC, 2003); prof. UFPEL/FAEM; Bolsista N2 CNPq; (http://lattes.cnpq.br/8641384820246846)

Eduardo Walker: Eng. Mecânico (UPF, 2011); Mestre Eng. Mecânica (UPF, 2013); Dr. Agronomia (UFPEL, 2018); prof. UFPEL/CEng;
(http://lattes.cnpq.br/3108376001784402)

Fabrício Ardais Medeiros: Eng. Agrícola (UNISC, 1999); Mestre Eng. Agrícola (UFSM, 2007); Dr. Agronomia (UFPEL, 2012); prof. UFPEL/FAEM; (http://lattes.cnpq.br/5735475748810558)

Giusepe Stefanello: Eng. Agrícola (UFPEL, 2010); Mestre Agronomia (UFPEL, 2013); Dr. Agronomia (UFPEL, 2015); prof. UFPEL/CEng;
(http://lattes.cnpq.br/4037570080977346)

Modelo de Negócio

A EMBRAPII financia até 1/3 dos projetos contratados com recursos não reembolsáveis. O restante é dividido entre a(s) empresa(s) demandante(s) e a Unidade InovaAgro como contrapartida financeira e econômica da UFPel (recursos financeiros, de pessoal qualificado e uso de infraestrutura laboratorial) e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS – FAP (Figura 1).

Gestão Financeira

A Fundação Delfim Mendes da Silveira (FDMS) é a instituição gestora financeira da unidade Embrapii InovaAgro/UFPel. Ela funciona desde 1999, com grande competência, experiência e agilidade no gerenciamento de projetos. Atualmente, já temos exemplos que após firmado acordos entre as partes, os contratos têm sido assinados no prazo de até quinze dias. A FDMS possui todos os seus trâmites via digital. Durante a pandemia, a FDMS introduziu o serviço de assinatura eletrônica do “Clicksign” que permite uma grande agilidade na celebração dos contratos, sem necessidade de presença física.

Produtos

O acordo de parceria entre a(s) empresa(s) e a Unidade InovaAgro deverá prever a entrega de produtos tecnológicos, ao final do projeto, que se enquadrem em níveis de maturidade tecnológica entre TRL 3 e TRL 6. O TRL (Technology Readiness Level) é uma métrica desenvolvida pela NASA para ordenar novas tecnologias, possibilitando assim a comparação com outras e facilitando o entendimento sobre seu estágio atual de desenvolvimento. Na Figura 2 os níveis de maturidade são suscintamente apresentados.

Propriedade Intelectual

Quanto à gestão de propriedade intelectual (PI), a Universidade possui na CIT (Coordenadoria de Inovação Tecnológica) um setor que auxilia na negociação da PI, tendo a UFPel grande flexibilidade quanto a PI dos projetos nas quais está inserida. A Universidade possui normas definidas por meio da resolução 30 de 2018 quanto ao processo de transferência e/ou licenciamento de tecnologia, o qual será negociado no contrato firmado entre as partes.

Contatos

Prof. Ângelo Vieira dos Reis
areis@ufpel.edu.br

Prof. Eduardo Walker
eduardowalker@yahoo.com.br

Prof. Giusepe Stefanello
giusepest@gmail.com

Prof. Fabricio Ardais Medeiros
fabricio.medeiros@ufpel.edu.br

Fone: + 55 55 999 642 548


Unidade InovaAgro – Tecnologias para a Agricultura

Telefone: (53) 98125-0417
E-mail: inovaagro.embrapii@ufpel.edu.br
Endereço: Universidade Federal de Pelotas, Campus Universitário do Capão do Leão SN
CEP: 96.160-000
Cidade: Capão do Leão
Estado: Rio Grande do Sul