Profª. Drª. Patrícia Weiduschadt (UFPel)
Prof. Dr. Mauro Dillmann (UFPel)
Prof. Dr. Sérgio Marlow (UFES)
Profª. Drª. Gizele Zanotto (UPF)
A proposta deste Simpósio é agregar e discutir estudos cujos temas conjuguem religiosidades e processos histórico-educativos, a partir de perspectivas teóricometodológicas da História Cultural. As investigações que tomam a(s) “religiosidade(s)” enquanto objeto ou categoria para pensar qualquer dimensão das relações socioculturais, em abordagem histórica e/ou educacional, são potenciais para problematizar tanto as mudanças ligadas às crenças quanto as (re)construções de saberes mobilizados e produzidos em contextos específicos. Assim, em diferentes sociedades, comunidades, grupos étnicos ou (i)migratórios, práticas culturais vinculadas às experiências religiosas foram determinantes na conformação dos modos de ser e aprender, nas orientações de comportamentos, nas compreensões de vida, de morte, de experiência do luto, entre outros aspectos. Portanto, o Simpósio pretende reunir pesquisas advindas da História, da Educação, da Antropologia, da Sociologia e de outras humanidades, com intuito de aproximar o diálogo entre as áreas do conhecimento, percebendo como, a partir de diferentes fontes e distintos problemas de pesquisa, as experiências e as práticas religiosas foram, são ou podem ser concebidas como eficazes nas (des)construções de conhecimentos e saberes em instâncias públicas/sociais, privadas/individuais e/ou institucionais.