ST 3: CULTURA HISTÓRICA: SENTIDOS E USOS DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

Prof. Dr. João Paulo Gama Oliveira (UFS)
Profª. Drª. Lisiane Sias Manke (UFPel)
Profa. Dr. Rafael Saddi Texeira (UFG)
Profa. Dra. Renata Braz Gonçalves (FURG)

Este Simpósio Temático tem como objetivo refletir sobre as especificidades que envolvem a produção do conhecimento histórico, a apropriação e os sentidos da história para indivíduos e instituições. Assim, propõe congregar pesquisadores que investigam as funções e os usos públicos da história, nos diferentes espaços, como a universidade, o museu, a escola, a biblioteca, a mídia, a família, a igreja, e/ou espaços públicos. Busca, a partir de abordagens teóricas culturais, reunir pesquisas advindas do campo do Ensino de História, da Didática da História e da Educação Patrimonial. Contempla também a História do Livro, no que tange aos impressos ou digitais, que fazem circular o conhecimento histórico (livros didáticos, revistas especializadas, livros literários, sites, vídeo aulas de história, outros), e a História da Leitura, considerando as práticas de leitura e apropriações de textos históricos, em diferentes formatos e gêneros, promovidas em instituições escolares ou não. Assim, espera-se que o simpósio permita problematizar diversos elementos do processo vivo e dinâmico que constitui a cultura histórica.