APRESENTAÇÃO

O Encontro Internacional Fronteiras e Identidades chega a sua quinta edição de uma forma diferente, totalmente online. A pandemia de COVID-19 adiou os planos de realização do V EIFI no tempo previsto – realizado bienalmente, em anos pares. No entanto, o evento foi adaptado do presencial para o virtual e será realizado entre os dias 14 e 17 de setembro de 2021. Nesta edição estão previstas duas conferências e quatro mesas-redondas, transmitidas no canal do PPGH/UFPEL no Youtube, além de 12 Simpósios Temáticos que serão realizados na plataforma Google Meet. O V EIFI abordará temas da atualidade do trabalho dos/das historiadores/historiadoras, como História Digital, História Pública e as atividades acadêmicas em tempos de pandemia. As temáticas das Fronteiras e das Identidades, no entanto, também serão discutidas a partir das mesas e dos Simpósios Temáticos, atividades que estão sendo preparadas pelos professores e professoras das linhas de pesquisa do PPGH/UFPEL.

Nossa intenção com a realização da edição online do V EIFI segue a mesma proposta dos encontros anteriores (2012, 2014, 2016 e 2018) buscando a integração entre os/as participantes, apresentadores/as e ouvintes, discentes de graduação e pós-graduação, mestres/as, doutores/as, professores/as de todos os níveis de ensino, profissionais e demais pesquisadores/as, sobretudo daqueles/as da área das Ciências Humanas e, especialmente, da História. 

Esperamos por vocês, remotamente, entre os dias 14 e 17 de setembro de 2021 e desejamos que a edição seguinte, do VI EIFI, em 2023, aconteça nas dependências da UFPEL, presencialmente. Até lá vamos continuar defendendo a democracia, a valorização da vida, o conhecimento científico e a imunização por meio de vacinas para toda população brasileira

Conferência de Abertura

Conferência de abertura do V Encontro Internacional Fronteiras e Identidades! Com a Profª. Drª. Maria Fernanda Rollo da Universidade Nova de Lisboa!

A conferência de abertura pode ser acessada através do link: https://www.youtube.com/watch?v=xFYllR_AqdY

Conferência de Encerramento

Conferência de encerramento do V Encontro Internacional Fronteiras e Identidades! Com a Profª. Drª. Ana Maria Mauad da Universidade Federal Fluminense!

A conferência de encerramento pode ser acessada através do link: https://www.youtube.com/watch?v=i4hbSRPUrrs