Seminário Internacional de Ensino de Filosofia: Desafios na Contemporaneidade

O Curso de Especialização em Ensino de Filosofia da UFPel promove o “Seminário Internacional de Ensino de Filosofia” no CEHUS em Pelotas nos dias 28 e 29 de junho de 2019. O evento tem como temática os desafios do ensino de Filosofia na contemporaneidade e receberá inscrições até o dia 27 de junho (inscreva-se aqui!).

Programação:

28/06/2019 às 19h00min – Abertura do Evento e Mesa Redonda: “Desafios para o Ensino de Filosofia na Contemporaneidade” (Participantes: Juliano do Carmo, Tatiana Ribeiro, Rafael Oliveira e Mitiele Seixas da Silva).

29/06/2019 às 10h00min – Apresentações de Trabalhos de Conclusão do Curso de Especialização em Ensino de Filosofia.

29/06/2019 às 14h00min – Oficinas.

Programa das Oficinas:

DRAMATURGIA E FILOSOFIA: APLICAÇÕES EM SALA DE AULA

PROPONENTE: Julio Cesar Larroyd de Barros  (Formado em Letras pela FATIPUC; Graduando do Curso de Filosofia da UFPEL; Discente do Curso de Especialização em Ensino de Filosofia da UFPEL).

RESUMO: A proposta da oficina é apresentar possibilidades para trabalhar a filosofia a partir de textos dramáticos. Realizando um intercâmbio entre temas, personagens, conflitos e enredos constituintes de diversas obras dramatúrgicas e suas possíveis conexões entre conteúdos programáticos do ensino de filosofia, pretende-se demonstrar como a dramaturgia pode ser um potente recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de filosofia. A estrutura da oficina se dará da seguinte forma: 1) Apresentar conceitos sobre especificidades do texto dramatúrgico e de sua estrutura; 2) Expor possibilidades de conexão entre conteúdos da filosofia e dramaturgia; 3) Breve escopo de obras dramatúrgicas que permitam o trabalho interdisciplinar com a filosofia.

PROFESSOR GIRAFALES E OS DESAFIOS DA ATIVIDADE DOCENTE

PROPONENTE: Bruna Leite  (Mestranda do Programa de Pós Graduação em Filosofia e Professora Tutora do Curso de Especialização em Ensino de Filosofia da UFPEL)

RESUMO: A sala de aula é um espaço de aprendizagem, ensino e troca de experiências. Mas como realizar a prática docente de modo satisfatório e proveitoso frente as adversidades que ali aparecem cotidianamente? Os estudantes não deixam o seu mundo e suas experiências do lado de fora da sala de aula, mas, ao contrário, trazem consigo suas vivências, que se manifestam em seu comportamento. O Professor Girafales é um professor que lida com as adversidades de seus alunos diariamente: fome, pobreza, vulnerabilidade social, desemprego, falta de estímulos para buscar uma vida melhor, dentre outros problemas sociais, adentram sua sala de aula, criando confusão e caos. Assim, a aprendizagem dos alunos fica reduzida, por vezes é anulada pelas mazelas que se impõe no espaço de aprendizagem. A partir da postura desse divertido professor, esta oficina busca questionar a atividade docente, buscando conjuntamente pensar formas e alternativas de transpor as adversidades que se apresentam no cotidiano escolar, para que seja possível, de fato, realizar a atividade de ensino.