Hoje, o assunto será sobre multimorbidade e simultaneidade de fatores de riscos à saúde, os quais podem começar na adolescência e seguir até a vida adulta. Ambos os assuntos são problemas globais de saúde e que afetam a vida de milhares de pessoas. Assim, buscamos descrever neste artigo, como a multimorbidade e a simultaneidade de fatores de risco se distribuem ao longo da adolescência e início da idade adulta.
Para tentar trazer uma maior clareza e esclarecimento sobre o assunto, acrescentamos alguns dados obtidos da pesquisa Coorte de Nascimentos de Pelotas, os quais corroboram para ilustrar as dimensões das problemáticas.
A coleta dos dados foi feita com pessoas com 11, 15, 18 e 22 anos e o estudo também analisou doenças como: asma e bronquite, hipertensão, transtornos mentais, sedentarismo, comportamento de abuso de álcool, entre outras.
Os dados coletados encontraram que cerca de 70% das pessoas (em todas as idades) apresentaram simultaneidade de fatores de risco e a multimorbidade aumentou gradativamente dos 11 aos 22 anos. Se você ficou interessado em saber mais sobre o assunto, recomendamos que leia nosso artigo completo!