Banco de dados

Clique no link abaixo para ter acesso ao questionário.

https://wp.ufpel.edu.br/eaipelotas/files/2022/02/Questionario-EAI-PELOTAS.pdf

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DO BANCO DE DADOS

    Esta solicitação se refere a:
    ( ) TCC
    ( ) Dissertação
    ( ) Tese
    ( ) Projeto/Artigo não vinculado à TCC/dissertação/tese

    1. Identificação do proponente
    • Nome:
    • Instituição:
    • E-mail:
    • Telefone:
    • Pesquisadores/coautores da proposta:

    2. Regras de utilização dos bancos de dados

    2.1. O banco de dados deverá ser usado somente para fins de pesquisa científica, sem fins lucrativos.
    2.2. Deverá ser mantida a confidencialidade do banco de dados sem a tentativa de qualquer identificação dos participantes do estudo.
    2.3. Os dados fornecidos serão utilizados somente para as análises aprovadas nesta proposta.
    2.4. Ao final das análises propostas neste formulário, uma cópia do banco de dados deverá ser devolvida à coordenação do estudo junto com um arquivo das análises (ex.: dofile). As demais cópias do banco de dados deverão ser destruídas e inutilizadas.
    2.5. O banco de dados não poderá ser copiado nem fornecido para outros pesquisadores, que não estejam envolvidos na presente proposta.
    2.6. O proponente terá até 12 meses, a contar da data de aprovação da proposta para submeter o artigo à publicação. O não cumprimento desse prazo significa que a mesma análise poderá ser solicitada por outros pesquisadores que solicitarem o banco.
    2.7. A observância dos preceitos éticos referentes à análise dos dados é de inteira responsabilidade do proponente e coautores da produção cientifica, respeitando-se as recomendações éticas contidas na Declaração de Helsinque (disponível em http://www.wma.net)
    2.8. O banco de dados será disponibilizado ao proponente após o envio deste formulário assinado para o seguinte endereço eletrônico: eaipelotas@gmail.com
    2.9. As análises precisam levar em conta o desenho do estudo considerando, ao menos, a Unidade Primária de Amostragem (UPA). Comando Stata: "svyset setor". Após isso, usar "svy:" nas análises. Além dessa possibilidade, temos duas outras opções de ponderação para obter estimativas da amostra considerando o desenho do estudo: peso de amostragem e pós-estratificação. Devido ao possível de viés de seleção na amostra a qual contém mais mulheres e pessoas mais velhas do que seria esperado, o uso de estratégia de pós-ponderação é relevante para a obtenção de estimativas ajustadas para sexo e idade de uma distribuição populacional similar a realidade (em virtude da falta de dados censitários, utilizamos projeções populacionais). Assim, recomenda-se a definição do uso de cada estratégia caso a caso por produto científico e que, principalmente, para medidas pontuais de desfechos (ex.: prevalência de determinada condição) que visem extrapolar os dados para a população-alvo (adultos da cidade de Pelotas), as diferentes estimativas sejam apresentadas.
    2.10. Ainda serão criadas variáveis comuns para esse banco (abep, NSE, etc). Assim, pedimos comunicação com a coordenação caso queira já criar essas variáveis. Assim que as variáveis estiverem criadas, um banco atualizado será enviado.
    2.11. As publicações científicas e qualquer outro meio de divulgação de trabalho de pesquisa, apoiadas pelo presente Chamada deverão citar, obrigatoriamente, a fonte de financiamento realizada pelo Programa Pesquisa para SUS: gestão compartilhada em saúde - PPSUS por meio da FAPERGS e a utilização da logomarca específica dos parceiros: Decit/SCTIE/MS, CNPq, FAPERGS e da SES-RS.
    2.12. A produção científica resultante dos projetos apoiados (capítulo de livros publicados, textos em jornais ou revistas, artigos ou trabalhos publicados em anais de congresso e demais tipos de produção técnica ou bibliográfica) deverá ser enviada para o endereço eletrônico ppsus@saude.gov.br. bem como inserida como anexo nos relatórios técnicos encaminhados à FAPERGS.

    3. Variáveis solicitadas para a análise (listar com maior detalhamento possível):

    4. Resumo da proposta. Descreva de forma breve sua proposta, indicando o objetivo do artigo que será elaborado:

    5. Ao assinar, o proponente concorda com todos as regras acima citadas.