UFPel completa 43 anos nesta quarta-feira

Tendo como missão institucional a formação integral e permanente do cidadão, construindo o conhecimento e a cultura, comprometidos com os valores da vida e com o progresso da sociedade, a UFPel completa seu 43º aniversário nesta quarta-feira(8), em meio a um processo de expansão física e acadêmica.
A inserção no Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas), com a significativa transferência de recursos federais, tem permitido à Universidade expressivos avanços, que se manifestam na triplicação de seu patrimônio físico e na significativa ampliação de sua atuação acadêmica, através da criação de dezenas de novos cursos de graduação e a consequente ampliação do número de estudantes.
Com foco no desenvolvimento da região, os novos cursos buscam atender áreas com grande potencialidade, como as de energia, mineração, logística, biotecnologia, dentre outras.
São exemplos os cursos na área das engenharias, agora em número de 12: Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Industrial Madeireira e Engenharia Sanitária e Ambiental.
Destacam-se também a área de produção científica e o aumento dos cursos de pós-graduação, muitos dos quais posicionados em patamar de excelência. A ampliação do programa de educação a distância, através do Centro de Educação a Distância (CEAD), vem expandindo o acesso à educação superior e valorizando as vocações regionais.
Os recursos investidos na compra de equipamentos e edificações proporcionam benefícios diretos para o comércio e a construção civil. Ao triplicar seu patrimônio, a UFPel tornou-se um grande canteiro de obras, com a revitalização de áreas social e economicamente deprimidas e benefícios marcantes para a cidade de Pelotas.
Do ponto de vista acadêmico, o quadro docente está sendo renovado com expressivo número de doutores e mestres, oriundos de concursos públicos, que têm possibilitado o ingresso de cerca de 500 novos docentes nos últimos três anos.
Outro dado relevante é o recente ingresso de significativo número de estudantes procedentes de outros estados da federação em todos os cursos da UFPel, em virtude da adesão ao SISU – Sistema de Seleção Unificado, com notas obtidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Materializa-se assim a integração estudantil com outras culturas e costumes.