Quem precisa de separação de misturas?

Olá! Somos a Fernanda Pitt Balbinot e o Fernando Lopez Alvez, e somos os responsáveis pela elaboração do material sobre separação de misturas, conteúdo da grade da disciplina de ciências do 6º ano do ensino fundamental.

Afinal, quem precisa de separação de misturas? Separar substâncias associadas é algo fundamental nas nossas vidas? Só é possível fazer a separação de misturas em laboratórios de química?

Neste material apresentamos uma personagem que conversa diretamente com estudantes por meio de um vídeo ilustrado, que está disponibilizado também na forma de quadrinhos. A personagem busca retomar conhecimentos prévios, estimular a reflexão sobre o conteúdo trabalhado e correlacioná-lo com conteúdos que ainda serão abordados na mesma disciplina.

Para acessar esse conteúdo na forma de quadrinhos é só clicar na imagem abaixo:

 

Bom… Já havíamos perguntado: Só é possível fazer a separação de misturas em laboratórios de química? No próximo vídeo veremos que não. Utilizando materiais de uso cotidiano, é possível realizar a separação de misturas em casa.

No experimento proposto nesse vídeo, o DNA (abreviação para a substância ácido desoxirribonucleico) será separado das células de frutas como morango e banana.

Bons estudos e até a próxima!