Andrea Bittencourt Moura Baccarin

Professora Titular

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (1996), Pós-doutoramento na Università degli Studi di Verona (bolsa CNPq). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Orienta estudantes de mestrado e doutorado, além de iniciação científica. Atua na área de bacteriologia vegetal, principalmente nos temas controle biologico e promoção de crescimento vegetal por rizobactérias.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA:

  1. Fitopatologia
  2. Defesa Fitossanitária

 

DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO:

- Fitopatologia

- Controle de Doenças

- Manejo Integrado de Doenças de Plantas

 

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

Tese de doutorado

  1. Mauricio Sangiogo. Indução de resistência sistêmica a doenças por pulverização em folhas de feijão. Início: 2015. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

 

Supervisão de pós-doutorado

  1. Ismail teodoro de Souza Júnior. Início: 2018. Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 

Iniciação científica

  1. Fernando Henrique Uehara. Avaliação de formas de aplicação de bactérias para o controle biológico de doenças do feijão e seu impacto no ambiente. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. (Orientador).