Anderson Dionei Grutzmacher

Professor Titular

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), mestrado em Entomologia na ESALQ pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Entomologia na ESALQ pela Universidade de São Paulo (1998). Em 2002 realizou estágio pós-doutoral no Federal Biological Research Centre for Agriculture and Forestry, no Institute for Biological Control, Biologische Bundesanstalt (BBA), em Darmstadt na Alemanha, com bolsa do DAAD, sob orientação do Dr. Sherif A. Hassan, membro da IOBC/WPRS, desenvolvendo trabalho sobre o tema seletividade de agrotóxicos sobre o parasitóide de ovos Trichogramma cacoeciae Marchal, 1927 (Hymenoptera: Trichogrammtidae). No ano de 2008 retornou a Alemanha em novo estágio pós-doutoral, onde esteve no Julius Kühn Institut (JKI) - Federal Research Centre for Cultivated Plants, no Institute for Plant Protection in Fruit Crops and Viticulture (Institut für Pflanzenschutz im Obst- und Weinbau) em Dossenheim na Alemanha, com bolsa da CAPES, sob orientação da Dra. Heidrun Vogt, coordenadora da IOBC/WPRS, desenvolvendo trabalho sobre o tema seletividade de agrotóxicos sobre o predador Chrysoperla carnea (Stephens, 1836) (Neuroptera: Chrysopidae). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Pelotas e Coordenador dos Laboratórios de Manejo Integrado de Pragas (LabMIP UFPel). Desde 2000 orienta no Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade da UFPel a nível de mestrado e doutorado e desde 2012 no Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFPel a nível de mestrado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: controle químico, controle biológico, Trichogramma, predadores, seletividade de pesticidas, produção integrada de frutas, arroz irrigado, soja e milho na várzea.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA:

  1. Produção integrada de frutas
  2. Seletividade de pesticidas a inimigos naturais
  3. Entomologia Econômica
  4. Resistência de Plantas à Insetos
  5. Manejo Integrado de Pragas
  6. Pragas de Frutíferas de Clima Temperado
  7. Pragas de Gramíneas em Várzeas
  8. Entomologia Econômica
  9. Resistência de Plantas à Insetos

 

DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO:

- Entomologia Aplicada

- Controle de Pragas

- Entomologia


ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

Dissertação de mestrado

  1. Mikael Bolke Araújo. A definir. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  1. Matheus Rakes. A definir. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
  1. Maira Chagas Morais. A definir. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Tese de doutorado

  1. Jéssica Avila de Abreu. Morfofisiologia do sistema digestivo e imunológico (celular e humoral) de noctuídeos.. Início: 2018. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  1. Ronaldo Zantedeschi. Sub-letalidade de agrotóxicos ao parasitoide Telenomus podisi Ashmead, 1893 (Hymenoptera: Platygastridae) em condições de laboratório e semi-campo. Início: 2017. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  1. Franciele Silva De Armas. Efeitos sub-letais e seletividade de produtos fitossanitários alternativos utilizados na cultura do pessegueiro ao predador Chrysoperla externa (Hagen, 1861) (Neuroptera: Chrysopidae). Início: 2017. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  1. Juliano de Bastos Pazini. Fatores físicos e químicos das plantas de arroz determinantes da resistência a Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae). Início: 2016. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
  1. Aline Costa Padilha. Seletividade de formulações de iscas tóxicas a inimigos naturais e Apidae. Início: 2015. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, CAPES/Embrapa. (Coorientador).

Supervisão de pós-doutorado

  1. Sandro Daniel Nörnberg. Ecologia química aplicada ao manejo integrado de pragas na fruticultura de clima temperado. Início: 2012. Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Iniciação científica

  1. Paulo Alberto de Azevedo. Efeito de iscas tóxicas utilizadas no controle da mosca-das-frutas sulamericana, Anastrepha fraterculus (Wiedemann, 1830) (Diptera: Tephritidae), sobre abelhas nativas na cultura da macieira. Início: 2019. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).