Candida Renata Jacobsen de Farias

Professora Adjunta

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas. No ano de 2003 ingressou no curso de Pós - Graduação em Fitossanidade com enfase em Fitopatologia, nível mestrado, sendo que, no ano de 2004 foi promovida ao nível de Dotourado direto. Atuando nas áreas de Patologia de Sementes, taxonomia e variabilidade (genética e morfológica) de fungos fitopatogênicos, contemplando principalmente os agentes causadores de helminthosporiose. Atuou em atividades de ensino, pesquisa e extensão na area de Fitopatologia junto ao Instituto Biotecnologico de Reprodução Vegetal pertencente a Universidade da Região da Campanha INTEC/URCAMP. Atualmente, professora da Universidade Federal de Pelotas/ Faculdade de Agronomia ' Eliseu Maciel".

 

ÁREA DE ATUAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA:

  1. Fitopatologia
  2. Patologia de Sementes
  3. Fungos Fitopatogênicos

 

DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO:

-Fitopatologia

-Manejo Integrado de Doenças de Plantas

-Controle de Doenças

-Métodos de Detecção de Patógenos em Sementes

  

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:


Dissertação de mestrado

  1. Gisele Fabiana Zabot. Variabilidade morfogenética, virulência e detecção de genes de compatibilidade sexual em isolados de Colletotrichum lindemthianum do Rio Grande do Sul.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  1. Victoria Moreira Nuñez. INFLUÊNCIA DA FASE SEXUAL NA VARIABILIDADE MORFOGENÉTICA E AGRESSIVIDADE DE Bipolaris oryzae. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  1. Wellington Rodrigues da Silva. IDENTIFICAÇÃO DE GENES DE COMPATIBILIDADE SEXUAL EM POPULAÇÕES DE Bipolaris oryzae, AGENTE CAUSAL DA MANCHA PARDA DO ARROZ. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  1. Vanessa Gonçalves. Efeito de produtos químicos e naturais utilizados na agricultura sob os fungos benéficos.. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado

  1. Viviana Fernandez Gaviria. Variabilidade entre populações massais e monosporicas de Colletotrichum lindemthianum.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  1. Laís Tessari Perboni. Atividade alelopática e determinação de aleloquímicos por UPLC-MS em extratos de Heteranthera reniformis.. Início: 2015. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).