Uemerson Silva da Cunha

Professor Associado I

Concluiu o Doutorado em Entomologia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz [ESALQ/USP] em 2005. Em 2008 iniciou carreira como Professor Adjunto na área de Entomologia Agrícola junto ao Depto. de Fitossanidade da FAEM/UFPel, sendo em 2016 promovido a Classe de Professor Associado. Pós-doutorado na área de Acarologia Agrícola sob supervisão do Prof. Dr. Gilberto J. de Moraes da ESALQ (2008 a 2009). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade da UFPel (2009 a 2013). Coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFPel/IB (2016-atual) e Chefe do Departamento de Fitossanidade (2017-atual). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade e no Programa de Pós-Graduação em Entomologia, ambos da UFPel. Atua nas seguintes áreas: Resistência de Plantas a Artrópodes, Plantas Inseticidas/Acaricidas e Acarologia Agrícola.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA:

  1. Resistência de Plantas a Artrópodes
  2. Plantas Inseticidas/Acaricidas

 

DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO:

 

 

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

Dissertação de mestrado

  1. Swamy Rocha Siqueira Abreu Tavares. a definir. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

 

  1. Joana Miotto. Biaoatiavidade de extratos formulados de sementes de Annonaceae sobre ácaro-rajado. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

 

Tese de doutorado

  1. Priscilla Gobbi. Manejo de pragas da soja em vázea - provisório. Início: 2018. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

 

  1. Adriane da Fonseca Duarte. Diversidade de fungus gnats nas principais regiões produtoras de tabaco e morangueiro do Brasil, e prospecção de ácaros predadores com potencial de controle. Início: 2016. Tese (Doutorado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

 

Supervisão de pós-doutorado

  1. Juliano Lessa Pinto Duarte. Início: 2018. Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 

Iniciação científica

  1. Bruno Zorzo. Diversidade de ácaros e caracterização de danos em amoreira-preta no Rio Grande do Sul. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Univesidade Federal de Pelotas. (Orientador).

 

Orientações de outra natureza

  1. João Pedro Fagundes. Acarofauna em amoreira e caracterização de possíveis danos associados a ácaros (PROVISÓRIO). Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).