A experiência da convivência pode instaurar blocos de afetos e perceptos agenciados a processos de criação, pesquisa científica e
atitude política. Foi exatamente isso que aconteceu no dia 06 de outubro de 2025. Em uma ação conjunta entre o Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas – LAMUR – da UFC, o Laboratório de Arte e Psicologia Social – LAPSO e o Grupo de Pesquisa Deslocamentos, observâncias e cartografias contemporâneas – DESLOCC – ambos da UFPel – foi criado o Conversações: arte e convívio com as cidades.
A proposição, trazida por Deisimer Gorczevsk, era bastante simples e direta: convidamos os participantes dos nossos grupos para tomar um café e conversar. Édio Raniere se prontificou a fazer o café e a reservar uma sala na Editora da Ufpel, a mais próxima da cozinha. Eduarda Duda e Deisimer providenciaram alguns salgadinhos e os famosos doces de Pelotas…
As pessoas que aceitaram o convite ao convívio foram chegando e colaborando na organização das mesas e cadeiras … os espaços em volta das mesas foram sendo ocupados e a conversa inicia com a proposição de cada participante sortear uma pergunta, num recipiente previamente organizado, e ao se sentir convidado apresentar aos demais uma narrativa livre e ao mesmo tempo articulada com os conceitos, com as obras, com as autoras e autores que vêm pesquisando.
A abertura para o improviso forçou cada um de nós a uma elaboração singular, distinta daquelas que fazemos em sala de aula, ou mesmo entre nossos pares quando preparamos o material a ser apresentado. Finalizamos a tarde diante sorrisos, abraços e a certeza da urgência em arrancarmos alegria ao presente.












