Shadow

Professores e a Produção de Vídeo Estudantil

A produção de vídeo é uma realidade dentro da sociedade atual graças a revolução tecnologia e a globalização realizada no final da década de 1990, porém ainda é uma realidade distante do dia a dia das escolas brasileiras. Nossas escolas ainda estão centradas no discurso escrito e deixam de lado o poder das imagens. No entanto, os alunos vivenciam  um novo mundo, em que decodificar uma imagem é tão importante quanto decodificar as letras do alfabeto.

A Escola vive a dicotomia entre a escrita que as políticas públicas cobram e a realidade que os alunos vivem em relação à utilização da tecnologia. Neste braço de força quem perde é o aluno, com uma escola que se distância da realidade cotidiana. Entre os estímulos ambientais em que os jovens estão submetidos, a tecnologia surge com grande impacto, infiltrando-se em todos os setores da vida, influenciando, tanto
no comportamento imediato, criando modismos, quanto nos valores culturais, modificando
significativamente a sociedade e seus modos de viver e agir.

Aprender a fazer vídeo é algo novo dentro do espaço escolar e deve ser pensado por professores e alunos da educação básica. Se o aluno já faz vídeo dentro do espaço escolar, falta apenas o professor ser capacitado neste procedimento.