Shadow

Curso de Produção de Vídeo Estudantil

O Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil tem como principal função debater a produção de vídeo feito nas escolas tanto pelo âmbito acadêmico como prático.

Contribuindo para melhorar a qualidade da quarentena dos professores oferece gratuitamente: Curso Gratuito Roteiro para A Produção de Vídeo Estudantil.

Curso de Roteiro – EDITAL Curso de Roteiro 2020 

Link para Inscrição

EDITAL 01/2020

 III EDIÇÃO DO CURSO DE ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil (LabPVE), torna público, por meio deste edital, as normas do processo de seleção para o preenchimento das vagas de alunos (professores da rede pública e particular de ensino) para o curso: Roteiro para a Produção de Vídeo Estudantil, na modalidade de Educação a distância (EaD).

  1. DESCRIÇÃO DO CURSO

Trata-se de um curso gratuito, EaD, realizado na plataforma Moodle, com carga horária de 40 horas. O curso é destinado a professores iniciantes na escrita de roteiro como recurso pedagógico e educacional.

1.1 Módulos

O curso está dividido em três módulos:

Módulo 1: Roteiro Básico;

Módulo 2: Roteiro para Vídeo Estudantil;

Módulo 3 – (Multi)letramentos e a Produção de Vídeo Estudantil.

1.2 Após a conclusão do curso será emitido certificado mediante ao aproveitamento de – no mínimo – 75% das atividades propostas. O certificado será emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel.

 

  1. OBJETIVO

Proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos básicos sobre a produção de roteiro de vídeo no contexto escolar, contribuindo para melhorar a qualidade de vida durante o período de distanciamento social em razão da pandemia provocada pelo COVID-19.

 

  1. PÚBLICO ALVO E PRÉ-REQUISITOS

3.1. Público alvo: professores da rede pública e privada que atuem na educação básica.

3.2. Pré-requisitos

  1. a) Ser professor atuante na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  2. b) Ser iniciante[1] na área de produção de vídeo com os estudantes;
  3. c) Ter habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos de conectividade: internet e e-mail;
  4. d) Ter disponibilidade de, pelo menos, 05 (cinco) horas semanais para desenvolvimento das atividades do curso.

 

  1. REGIME E DURAÇÃO DO CURSO

Para totalizar a carga horária de 40 horas, a duração do curso será de aproximadamente 2 (dois) meses, iniciando em 05 de maio de 2020 com previsão de término para 06 de julho de 2020.

 

  1. VAGAS

5.1. Estão sendo ofertadas 100 (cem) vagas.

5.2. Diante de vacância dos candidatos titulares, convidaremos os selecionados não classificados neste edital (suplentes).

5.3. A incorporação dos suplentes poderá ocorrer desde que haja tempo hábil para a participação no curso ou, excepcionalmente, por deliberação da coordenação.

 

  1. INSCRIÇÃO

De 06 de abril a 25 de abril de 2020 (até às 23:59 horas, horário de Brasília).

 

*Para realização da inscrição é necessário ter a cópia digital da Carteira de Identidade e do CPF.

 

6.1. Cada candidato deverá efetivar a inscrição, exclusivamente via Internet, por meio do preenchimento do FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO.

Não será aceita a inscrição via email.

6.2. A mensagem “Inscrição realizada com sucesso” ao término do preenchimento e envio do formulário confirma a sua inscrição.

6.3. O LabPVE não se responsabilizará por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de falhas de equipamentos e/ou comunicação, congestionamento das linhas, bem como outros fatores de ordem técnica.

6.4. É de exclusiva responsabilidade do candidato o preenchimento e a veracidade das informações cadastrais no ato de inscrição. Os comprovantes da pontuação poderão ser pedidos no momento da matricula, apontando inconformidade o candidato será desclassificado do certame.

6.5. Não será cobrada taxa de inscrição.

 

  1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
  2. a) Motivação para realizar o curso (justificativa descrita no formulário de inscrição);
  3. b) Quantidade de curtas produzidos (dar-se-á prioridade para aqueles que nunca produziram vídeo no contexto escolar);
  4. c) Tempo de regência na educação básica.

 

7.1 Resultado da seleção

O resultado final dos candidatos selecionados será divulgado em ordem alfabética no site do LabPVE, a partir do dia 04 de maio de 2020.

7.2. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos e comunicados referentes a este processo seletivo público, e ficar atento aos prazos nele estabelecidos. O LabPVE não se responsabiliza pelo contato direto com o candidato para informar o resultado final do processo seletivo.

 

  1. MATRÍCULA

A matrícula será efetivada na primeira semana do curso, de 05 de maio a 12 de maio de 2020, mediante o preenchimento dos dados de perfil do Moodle. O candidato que não realizar a matrícula nesse período será considerado desistente, sendo a vaga disponibilizada ao suplente, conforme a ordem de classificação.

 

  1. CERTIFICAÇÃO

Ao aluno que concluir o curso será conferido certificado com carga horária de 40 horas mediante ao aproveitamento de – no mínimo – 75% das atividades propostas. O certificado será emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel.

 

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS
  2. A participação do candidato implica automaticamente na sua aceitação das normas do presente processo seletivo contidas neste Edital;
  3. Será considerado desclassificado o candidato que deixar de cumprir ou atender às normas publicadas para este processo seletivo;
  4. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este processo seletivo;
  5. Os casos omissos e as situações não previstas serão resolvidos pela coordenação do curso.

Pelotas, 06 de abril de 2020.

Coordenação LabPVE / UFPel

CRONOGRAMA – Datas importantes

ETAPA DATA
Publicação do Edital 06 de abril de 2020
Período de Inscrição 06 de abril a 25 abril de 2020
Homologação das Inscrições 27 de abril de 2020
Prazo de Recurso da Homologação das Inscrições 28 de abril a 29 de abril de 2020
Resposta aos Recursos 30 de abril de 2020
Resultado Parcial da Seleção 30 de abril de 2020
Prazo de Recurso do Resultado Parcial 01 de maio a 02 de maio de 2020
Resposta aos Recursos 04 de maio de 2020
Homologação do Resultado Final 04 de maio de 2020
Início do Curso 05 de maio de 2020
Efetivação da Matrícula no Moodle 05 a 12 de maio de 2020
Término do Curso 06 de julho de 2020

 

 

EQUIPE

 Coordenação geral: Josias Pereira

Coordenação adjunta:

Eliane Candido

Viviane Lino

Coordenação Pedagógica:

Ana Paula Necchi Ribeiro

Michele Heck

Maria Jeane Candido

Vânia Dal Pont

 

Produção e Arte:

Leonardo Härter

Rita Martins

[1] Considera-se professor iniciante aquele que tenha realizado, produzido, orientado, no máximo, 3 (três) vídeos com os seus alunos. Assim, dar-se-á prioridade para professores que nunca produziram vídeo no contexto escolar.