Histórico dos Cursos de Línguas

O projeto Cursos de Línguas da UFPel foi criado em 1970. No início, as aulas eram ministradas por professores formados. Havia cursos de alemão, inglês, francês, português, latim e grego. Além disso, o projeto oferecia cursos para professores estaduais e municipais e cursos de leitura em língua estrangeira para alunos da Universidade.

Em 1980, os alunos das licenciaturas em Letras da UFPel passaram a ser os ministrantes dos cursos. Dessa forma, o projeto pode proporcionar cursos de línguas à comunidade em geral de uma forma mais acessível e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação dos estudantes de Letras da Universidade. Em 2016, foi criado um grande projeto, unificando todos os cursos de línguas. O projeto Cursos de Línguas foi um dos projetos piloto a serem cadastrados no novo módulo de projetos unificados do Cobalto.

Atualmente, os alunos podem estudar alemão, espanhol, francês e inglês, contribuindo somente com uma taxa semestral de valor simbólico. Os cursos oferecidos são divididos em quatro níveis, que podem ser cursados em sequência a cada semestre letivo. Ao término de cada semestre, os alunos aprovados são certificados do nível de conhecimento.

ERRATA 1: os cursos de línguas têm uma taxa semestral de R$ 125,00. O CLC também oferece Português para Estrangeiros, este gratuito.
ERRATA 2: a história dos cursos começou já na década de 1970, com os professores dando as aulas, e não em 1990. Eram cursos de alemão, inglês, francês, português, latim, grego, cursos para professores estaduais e municipais e cursos de língua instrumental pra alunos da Universidade. Na década de 1980, já eram os alunos os ministrantes.

Reportagem do Em Pauta TV – UFPel.